Destaques

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

YOUCAT: Catecismo Jovem #Individualismo

YOUCAT 321 - Um cristão pode ser individualista?

A vocação da humanidade consiste em manifestar a imagem de Deus e ser transformada à imagem do Filho único do Pai. Esta vocação implica uma dimensão pessoal, pois cada um é chamado a entrar na bem-aventurança divina; mas concerne também ao conjunto da comunidade divina. [CIC 1877]

"Sabemos que Deus deseja a felicidade dos seus filhos também nesta terra, embora estejam chamados à plenitude eterna, porque Ele criou todas as coisas 'para nosso usufruto' (1 Tm 6, 17), para que todos possam usufruir delas. Por isso, a conversão cristã exige rever 'especialmente tudo o que diz respeito à ordem social e consecução do bem comum'". (Evangelii Gaudium, n. 182)

A solidariedade é também uma verdadeira e própria virtude moral, não "um sentimento de compaixão vaga ou de enternecimento superficial pelos males sofridos por tantas pessoas próximas ou distantes. Pelo contrário, é a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum; ou seja, pelo bem de todos e de cada um, porque todos nós somos verdadeiramente responsáveis por todos". A solidariedade eleva-se ao grau de virtude social fundamental, pois se coloca na dimensão da justiça, virtude orientada por excelência para o bem comum, e na "aplicação em prol do bem do próximo, com a disponibilidade, em sentido evangélico, para 'perder-se' em benefício do próximo em vez de o explorar, e para 'servi-lo' em vez de o oprimir para proveito próprio" [418 - 419 DSI].

João Elias Fernandes

Sou João, tenho 23 anos, estudante de engenharia de produção,
Jovem Mariano Vicentino. 
Caicoense, 
Moro em Campina Grande PB, onde estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário