Destaques

terça-feira, 26 de março de 2019

Sim de Maria


As vezes olhamos para a situação atual de uma pessoa, as conquistas que ela realizou, e só percebemos as vitorias, não imaginamos os obstáculos que ela enfrentou pra chegar até ali...
Eu olho para essa imagem de Maria, na sua forma gloriosa e fico imaginando o quanto ela sofreu para chegar até aí...
Ser mãe tem um preço, e o de Maria foi muito alto!
Hoje a maternidade, fora do casamento, entre as jovens com média de 15 anos está cada vez mais comum. Em uma pesquisa foi constatado que a cada 100 meninas, 68 engravidam na adolescência, porém no tempo de Maria a situação era bem diferente, apesar dos costumes judaicos estabelecerem que à partir da primeira ovulação a jovem estaria apta ao casamento, ter um filho fora dessa união seria motivo de desenrola para a família e um ato contra as leis judaicas, podendo a jovem ser apedrejada em praça pública.
Para assumir a maternidade é preciso abrir mão de muitas coisas, vocês devem saber, ou ao menos imaginar, quantas coisas a mãe de vocês abrem mão para proporcionar a vida que vocês seguem, por mais simples que seja sua vida, sua mãe fez renúncias em prol de você, se esteve doente, ela com certeza, estava pronta para dar a vida por sua saúde.
Hoje, vocês deram um Sim. Sim a obra de Maria. Creio que nessa confirmação, vocês pensaram nas coisas que vão ter que abdicar para poder participar do grupo, como deixar de ir a um shopping no sábado, algum confronto com as atividades da escola ou trabalho. Na missão de Jesus é assim, sempre irão aparecer obstáculos, mas vocês já pensaram no preço que Maria teve de pagar pelo Sim que ela deu?
Quando o Anjo Gabriel apareceu a Maria para anunciar que ela seria a mãe do Salvador, mesmo ela sendo ainda jovem, ela sabia as consequências de sua ação.

  • Ela sabia que poderia ser Expulsa de casa.
  • Ela sabia que poderia ficar mal falada na cidade em que morava, Nazaré na Galileia (um vilarejo com 400 habitantes em média, onde todo mundo se conhece).
  •  Ela sabia que poderia perder o Marido.
  • Ela sabia que poderia ser apedrejada até a morte.
Mas o que ela respondeu? Eis a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra. Lc 1, 38. Meus irmãos, quantas vezes vocês deixaram Deus fazer sua vontade em tua vida? Vocês acham que foi fácil para Maria? Por que vocês acham que ela foi visitar Isabel?
Na Anunciação, quando o anjo apareceu para Maria, ele avisou que sua prima Isabel também ficaria grávida, desse modo, Isabel era a única que poderia entender o que estava acontecendo com Maria, pois, quem dos moradores daquela cidade iria acreditar que uma moça daria a Luz a um filho pela ação do Espirito Santo? E de fato não acreditaram, talvez, se o anjo tivesse aparecido para toda cidade, alguns acreditassem na versão de Maria. Mesmo Jesus com mais de 30 anos os judeus ainda falavam do suposto adultério de Maria, querem ver? Leiam João 8,41-42. "Retrucaram-lhe eles: Nós não somos filhos da fornicação; temos um só pai: Deus. Jesus replicou: Se Deus fosse vosso pai, vós me amaríeis, porque eu saí de Deus. É dele que eu provenho, porque não vim de mim mesmo, mas foi ele quem me enviou."
Maria estava prometida em casamento a José, como um noivado, só que nessa época, o noivado era um contrato que não poderia ser quebrado, para ser quebrado era preciso um distrato, um documento de repúdio.
José, quando viu a situação de Maria, à abandonou em silêncio, pois ele era o único que possuía o direito a acusa-la de adultério, então, para não ver Maria apedrejada ele preferiu ir embora, pois, se ninguém encontrasse seu paradeiro, como poderiam acusar sua? Porém, o anjo do Senhor apareceu para ele em sonho e assim ele voltou para Maria e realizaram o casamento. Mateus 1, 20-21.      
Mas, isso não foi o fim do sofrimento de Maria. Ser serva de Deus não é fácil, o mal tentará lhe desviar de sua missão o tempo todo, Anna Catarina Emmerich conta no seu livro, sobre Maria, que quando o anjo apareceu para Maria, ela estava no seu quarto rezando ajoelhada e depois se levantou, após a saída do anjo, apareceu uma cobra grande com a cabeça chata, então Maria pisou na cabeça da cobra e a cobra saiu em gritos enormes.
Talvez Maria tivesse tido medo, não sei, mas o seu medo, não deixou que ela desistisse de sua missão. Deus exigiu de Maria mais que um santuário para a concepção do seu filho amado, Maria foi alicerce para nascimento, vida e morte de Cristo. Se Jesus pode aguentar todo sofrimento do calvário é porque tinha uma mãe ao seu lado para lhe dar forças.
Quando estamos com medo, ou precisando de ajuda, quem primeiramente vem em nossa mente? A quem recorremos nosso primeiro pedido de socorro?
Chegou a hora de você também tomar Maria como mãe, de coloca-la como vossa protetora, e ama-la como ela merece. Não deixem, o medo fazer você desistir de sua missão, aceite Maria como mãe, e seja você também um filho amado da Santíssima Virgem.


Esse texto faz parte da Pregação sobre o Sim de Maria, realizada na Primeira reunião da JMV-SCJ no dia 23/03/2019.


Autor: Lenos Santiago - Jovem Mariano Vicentino.
Campina Grande-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário