Destaques

quarta-feira, 30 de março de 2011

JUMA NEWS está de volta!

Até que enfim está de volta um dos quadros mais queridos do blog, o JUMA NEWS. Como todos sabem - ou pelo menos é o que achamos rsrs - o entrevistado desta edição é Ranniere Jonas, e o próprio afirma ser realmente o "jovem mais bonito do Regional Natal" quando questionado sobre este assunto ( a gente ver cada coisa né?! rsrs). Para entendermos melhor a entrevista, ela começa sempre com informações pessoais sobre a pessoa no qual está sendo entrevistada, e esta divide-se em 5 partes: a primeira parte trás informações pessoais sobre o entrevistado; a segunda parte é composta de perguntas sobre a história do jovem entrevistado, na JMV, opiniões sobre o grupo, blog...; a terceira parte trás para nós, um "bate e volta" sobre alguns tópicos onde Ranniere define em poucas palavras o que ele pensa ser sinônimo sobre tal palavra; na quarta parte, as perguntas são para "quebrar o gelo" na entrevista; e na quinta parte, Ranniere com suas belas palavras, deixa-nos uma mensagem para refletirmos sobre o tema da JMV internacional: "O tempo é hoje!".


Nome: Ranniere Jonas da Cunha.                                                   
Idade: 30 anos
Profissão: Professor
Naturalidade: Brasileiro
Endereço: Bairro: Nova Parnamirim, Parnamirim - RN
PERGUNTAS:

1ª Como conheceu a JMV?
Não sei bem claro o ano, mas participava de um grupo chamado Legião de Maria na Igreja Nossa Senhora da Conceição que enfrentava dificuldades e estava acabando, então  fui convidado por Dayvyd para participar de um grupo no Dom Marcolino coordenado por Irmã Maria que hoje se encontra em Pau dos Ferros.
2ª Há quanto tempo está na JMV?
Cara, isso é muito difícil precisar, mas acho que foi em 1995, portanto estou a 16 anos.
3ª Você ama a JMV?
Sou apaixonado pela juventude que me ensinou tanto e que me faz encontrar a bondade e o arrepio em cada encontro e trabalho em que realizamos.
5ª Qual o momento mais marcante que você viveu na JMV?
Foram tantos, tantos!!!!!! As vezes que saímos para entregar comida nas ruas do bairro do Alecrim, o são joão com os idosos, as vezes que fomos visitar os idosos do Abrigo Juvino Barreto, os congressos. Não dar para falar de um grupo que lhe maravilha sempre e em todos os momentos.
Você conquistou algum objetivo na sua vida pessoal graças a JMV ?
Sempre digo a todos que a JMV não é um grupo qualquer (sem desmerecer nenhum grupo blz?), mas todos os  caminhos desse grupo levam ao crescimento espiritual e intelectual do seu membro. Aprendi tanto com pessoas como Gentil, Benjamim, Dayvyd e tantos outros da Província do Recife. Hoje sou formado graças a DEUS, mas também acredito que fui inspirado em todos aqueles homens e mulheres que discutiam o dia todo e se abraçavam no final da noite. Era lindo em participar daquilo tudo e vê como o ser humano pode alçar vôos maiores. Tenho certeza que nós servimos de exemplo para outros que também farão suas melhores escolhas baseadas na JMV.
7ª O que a JMV te ensinou de melhor?
Me ensinou que é necessário amar o próximo do jeito que ele é: chato, fedorento, sujo, ingrato, velho, novo, prepotente, soberbo, encantador, rico, pobre. Me ensinou que é necessário crescer na vida, mas sem esquecer as raízes nem pisar em ninguém para isso. Me ensinou que as verdadeiras amizades sempre ficam. Me ensinou que muitas pessoas passaram na sua vida, mas que poucas ficaram. Me ensinou também que aprender tudo que ela ( JMV ) me ensinou é difícil e que esquecerei muitas vezes o que ela me ensinou, mas que o importante é cair e se levantar  e tentar novamente amanhã.
8ª O que você acha do blog “Vicentinos do Asfalto”?
Sempre achei que a juventude precisava de um meio de comunicação, seja rádio, TV, jornal ou internet. Precisamos louvar a DEUS por que ele nos deu mais uma ferramenta que servirá não só para o nosso divertimento em um mundo tão “internetico”, mas que servirá para evangelizar aqueles que navegam na rede. O blog têm que melhorar, porque tudo tem que melhorar com o passar do tempo e é a trajetória de qualquer meio de comunicação, todavia hoje ele ta dando show de notícias e interação entre os membros do Regional Natal e do resto do mundo. 
9ª É verdade que o “correio marial” (método de comunicação instantânea instalada aqui no blog) foi uma idéia sua?
Abafa o caso rapá!!!! Kkkkk. É né? Mas isso foi só uma contribuição mínima para um sucesso que não foi só meu, até porque cedo ou tarde vocês teriam a mesma idéia. Só antecipei porque também já havia visto a caixa de recados em outros blogs. O que importa mesmo é que o blog é de todos e que todos podem participar da sua elaboração e melhora.
10ª O que você diz para os jovens que estão iniciando a caminhada na JMV?
O melhor jeito de seguir avante em um tempo espiritual tão difícil para os jovens é AMAR A JMV. Amem a juventude e deixem enraizar as idéias e a felicidade que exala de cada jovem que ganhou graças durante toda a sua trajetória de vida. Estejam ligados também a eucaristia porque sem DEUS de nada valemos. 
11ª E o que você diria para os jovens que – possivelmente – estão desmotivados e pensam em abandonar a caminhada na JMV?
Lembrem-se das escrituras e tudo que aprendemos nesse grupo que tanto nos deu e que ainda vai nos dar. Lembrem-se do que vocês devem a DEUS em troca de todas as graças. De quantos jovens ainda vocês serão exemplos? Não desistam!!! Esperem ser desembocados como eu, aos 30 anos.kkkk.
12ª Qual sua maior experiência de vida?
Pergunta difícil, entretanto, penso que sempre procuramos coisas “mágicas “ ou grandiosas para falar sobre experiência. Essa experiência não foi nem na JMV, mas me marcou demais. Foi o tempo em que fiquei na pastoral da criança em uma favela próximo da minha casa, graças a Irmã Maria também( lembram dela na primeira pergunta?), pude entrar em contato com dezenas de pessoas carentes não só de comida mas de informação. Quantas pessoas pude ajudar, quantos corações pude tocar pelo auxilio de DEUS quando debatíamos o evangelho em baixo de uma árvore porque não tínhamos sede, nem igreja. Durante esses anos, tive experiências que levarei para toda minha vida.
13ª E o maior exemplo de vida pra você?
Qualquer pessoa pode ser exemplo, desde que faça o mundo melhor para alguém. Dar uma palavra, dar um pão a alguém com fome, dar um brinquedo a uma criança necessitada, visitar um idoso abandonado, doar sangue, e tantos outros exemplos que faz constatarmos o verdadeiro exemplo. “Precisamos de santos que usem calça jeans!!!”
14º Qual o maior desafio que você já enfrentou até hoje?
Cara, desafio??? Acho que não tive não!!! Mas tenho uns desafios dentro da minha casa (casa dos meus pais ) que preciso enfrentar e ganhar, mas depois conto a vocês qual foi. Rezem por mim porque é sério.
15ª Você já conseguiu realizar todos os seus sonhos? Se não, gostaria de citar algum(ns) que não foi(am) realizado(s).(fica a seu critério)
DEUS é maravilhoso e já me deu muita coisa, mas ele está me dando o maior sonho do brasileiro que é a casa própria. Essa é a da vez e eu to quase conseguindo. Amém, Jesus!!!
Agora um bate e volta (Defina em poucas palavras):
AMOR: JMV
FAMILIA: Thaysa
AMIGO: Dayvyd , kkkkk.
ALEGRIA: os encontros da juventude
COR (PORQUE?): Preto, dar idéia de mais magro.
MUSICA: É preciso ser São Vicente de Paulo
LUGAR : minha casa
MELHOR MOMENTO: difícil escolher um
NOSSA SENHORA: é mais um exemplo a ser seguido
JESUS CRISTO: é tudo que há de mais grandioso
JMV: um grupo para ser vivido e amado

(PARTE ENGRAÇADA DA ENTREVISTA)

- A entrevista está muito boa Ranniere. Nós sabemos que você é um jovem disposto, e, sinceridade, alegria e animação são características que fazem parte de sua vida, né verdade?

- Sim!

16ª Você viveu algum momento muito engraçado na JMV?

Sim.

17ª Partilhe com a gente essa história tão engraçada. (resumida rsrs)

Foram muitas, mas a história aconteceu em Vila Flor em plena Semana Santa. Estávamos terminando uma caminhada e haviam alguns homens rindo e fazendo gracinhas com os jovens, então Dayvyd pára a caminhada - acho que era um terço - e chama a atenção dos homens e eles é claro ficam com raiva, daí Dayvyd criou a idéia de que os homens iriam invadir a escola onde estávamos, então por causa disso nos trancamos dentro da escola, fechamos janelas, uns jovens passaram até mal durante a noite. Foi um caos, mas tudo se resolveu no dia seguinte. Ilário isso.

18ª Você acha que se não fosse você, alguém mais teria dado a idéia de ser feito o “correio marial”?

Claro, temos pessoas capazes e criativas que cedo ou tarde dariam tal idéia. Deixa de bobagem!!!

19ª A pergunta que não quer calar: Você é mesmo o homem mais bonito do Regional Natal?

As meninas e os meninos dizem, mas é uma idéia que incutiram na cabeça do povo. Obrigado pelo elogio!!!!

20ª Como você gosta de ser chamado pelos seus amigos?

Ranniere

(VOLTANDO A SERIEDADE)

21ª E para encerrar, qual a mensagem que você deixa para todos nós? (Escreva a vontade)

Não podemos deixar de esquecer o que nossos coordenadores nos dizem, sejam eles internacionais, provinciais, regionais ou de grupos. Eles estão a frente e por isso precisam ser valorizados nas suas idéias e estudos. O TEMPO É HOJE e isso quer dizer que a necessidade de levar a mensagem da medalha milagrosa, a caridade de Vicente e Luisa de Marillac, e a humildade e silêncio de Catarina de Laboré  é de extrema importância e urgência. Cresçam na vontade de conhecer o evangelho, de ter a eucaristia diária, de participar na família, de entender o pobre e de valorizar os amigos. Tudo isso só nos melhorará como cristão e como ser humano. Um ano de paz e de visão para todos.

Obrigado ao blog por me darem a oportunidade de falar das minhas vivencias, mesmo que eu tenha me oferecido né? Abraço a todos.  


JUMA NEWS
Jornalismo de qualidade só pra você.

Um comentário:

  1. Parabéns!!!! Ficou muito legal a entrevista!!!
    Bastante dinâmica e ótima para ler!!!
    Gostei das perguntas JUMA NEWS e adorei as respostas Raniere!!!!
    Realmente preto emagreçe bastante!!! Kkkkkkkkkkk
    Abraçosssss!!!!!

    ResponderExcluir