Destaques

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

O Santuário de Deus e a vinda de Cristo


      A história do Santuário construído a pedido de Deus, conforme Êxodo 25, 8-9, tem sido esquecido por muitos, mas qual a relação do Santuário com a vinda de Jesus?

     Deus sempre desejou um relacionamento íntimo com o seu povo. Desde o Jardim do Éden, onde Adão e Eva manteve contato direto com Deus, até o momento que o pecado tomou conta das suas vidas. Afastados do laço direto com o Altíssimo, Deus precisava de algo que fosse ponte entre o divino e seu povo. Desse modo, Deus ordena que Moisés construa um Santuário e lá Ele Habitará; Êxodo 25, 8.
   Foi então construído o Santuário onde eram oferecidos os sacrifícios, orientados por Deus. Conforme prometido, lá Ele se fazia presente. O tabernáculo que do Latim significa Tenda, Cabana ou Barraca, era um Santuário "portátil" e nele era transportada a Arca da Aliança, assim Deus acompanharia o povo do Monte Sinai até a terra prometida.
     Mas, qual a relação com Jesus?
     A vida religiosa do povo de Israel girava em torno do Santuário, e neste Santuário o cordeiro era, geralmente, o animal oferecido como sacrifícios a Deus. Então, faz todo sentido, a declaração feita por João Batista ao ver Jesus passando: Eis o Cordeiro de Deus aquele que tira o pecado do mundo, João 1, 29. Desse modo, seria Jesus o maior de todos os sacrifícios.
     Quando Jesus veio ao mundo o Santuário de encontro com Deus se fez carne. "E o verbo se fez carne, e habitou entre nós" João 1, 14. A palavra habitou vem do grego (Skenoo) que significa Armou seu Tabernáculo. Desse modo, o Jesus era o mesmo que no passado se fez presente no Tabernáculo construído a pedido de Deus, a diferença é que, agora, o Tabernáculo era o próprio corpo humano de Jesus, que foi entregue as mãos dos pecadores, pelo amor de todos nós.
     Algo interessante, é que, no Santuário havia um local, conhecido como Santo dos Santos (kadosh), onde lá só poderia entrar os Sumo sacerdotes, uma vez por ano, no dia da expiação, lá era o local mais sagrado do Tabernáculo, onde se encontrava o Trono de Deus, nos Santos dos Santos o homem (sumo sacerdote) poderia chegar à presença de Deus.
     No templo de Jerusalém, construído após o retorno dos Judeus do cativeiro da Babilônia, ocorreu que, quando Jesus morreu na Cruz, o véu que separava o Santo dos Santos das demais pessoas foi rasgado de cima a baixo, conforme relata Mateus 27, 51 (E eis que o véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo, a terra tremeu, fenderam-se as rochas).
   Por esse motivo, irmãos, temos ampla confiança para entrar no Santo dos Santos mediante o Sangue de Jesus, Hebreus 10, 19.
     Jesus diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim, João 14, 6.

Então, o que falta para você fazer seu encontro pessoal com aquele que pode te levar a salvação?


Autor: Lenos Santiago - Jovem Mariano Vicentino.
Campina Grande-PB.

3 comentários:

  1. que maravilha a volta desse blog, estávamos com saudades

    ResponderExcluir
  2. santuário real nos dará uma compreensão mais profunda do plano de salvação e da erradicação completa do mal. PArabéns pelo texto

    ResponderExcluir