Destaques

sábado, 7 de março de 2015

Amizade, dom de Deus

Um amigo é uma escolha de Deus para nós. Uma amizade não se dá por escolhas humanas, não somos nós quem escolhemos esse ou aquele para ser nosso amigo, mas sim, Deus. O nosso papel é apenas aprovar e acolher tal escolha e, dessa forma, abrir as portas do coração.

A amizade é como um sacramento. E o que é um sacramento?

É um sinal visível do amor de Deus por nós. Um amigo é também um sinal visível do amor de Deus e do infinito amor de Deus por nós. O amigo é aquele que nos conhece tal como somos, conhece o melhor de nós, mas também o pior, nos aceita e nos ama como somos.

Numa amizade experimentamos o amor puro, o amor que não espera nada em troca, o amor que não espera ser reconhecido, o amor que apenas ama.
E o amor, só é amor porque é livre. É essa face do amor que experimentamos quando temos um amigo, é o amor livre é o que se vive numa amizade. O amor paciente, o que não busca seus próprios interesses, que tudo desculpa, que tudo suporta, e por quê? Porque é livre para amar e amar como ama a si mesmo.

Olhando para minha história, percebo a generosidade de Deus nas Suas escolhas. Deus, na Sua infinita bondade, me deu amigos, que são como a chuva caindo sobre a semente, que tem o poder de fazê-la germinar; são como anjos, mensageiros, enviados de Deus, são em minha vida a ajuda adequada e sempre, no tempo oportuno.

O próprio Jesus, no Evangelho, já nos diz: "Já não vos chamo servos, mas de amigos!" O amor que o amigo Jesus manifestou a nós foi o mais sublime, o amor mais puro, o amor livre, que em tamanha liberdade amou até o fim; o amor capaz de dar a vida.

É esse amor verdade que somos chamados a viver numa amizade. Assim como na Santíssima Trindade, o amor que transborda, o amor que gera vida. O amor que alimenta uma amizade, o amor que une os amigos precisa transbordar e gerar vida.

É essa experiência que nossas amizades precisam nos levar a fazer, amar a ponto de poder dizer: "Sou capaz de dar a vida por você!"

Amar a ponto de, a partir da nossas amizades, gerarmos vida. E isso só é possível – viver a verdadeira amizade só é possível – quando acolhemos a escolha de Deus, pois a amizade brota da íntima experiência com o maior e melhor amigo: Jesus.

Quando somos capazes de perceber tais escolhas, somos capazes de levar e ser levados a Deus por um amigo. Somos capazes de amar com amor verdadeiro, somos capazes de gerar vida. E a Palavra de Deus nos assegura: "O amigo é uma proteção poderosa!" Deixo para você o convite de viver a verdadeira amizade, aquela que é capaz de gerar vida!

Com orações...
Fonte : Canção Nova/Verbo do Pai

Nenhum comentário:

Postar um comentário