Destaques

quinta-feira, 12 de abril de 2018

LECTIO DIVINA: QUINTA-FEIRA DA SEMANA II DO TEMPO PASCAL

Actos dos Apóstolos 5, 27-33
Naqueles dias, o comandante do templo e os guardas trouxeram os Apóstolos e fizeram-nos comparecer diante do Sinédrio. O sumo sacerdote interpelou-os, dizendo: «Já vos proibimos formalmente de ensinar em nome de Jesus; e vós encheis Jerusalém com a vossa doutrina e quereis fazer recair sobre nós o sangue desse homem». Pedro e os Apóstolos responderam: «Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens. O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós destes a morte, suspendendo-O no madeiro. Deus exaltou-O pelo seu poder, como Chefe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e o perdão dos pecados. E nós somos testemunhas destes factos, nós e o Espírito Santo que Deus tem concedido àqueles que Lhe obedecem». Exasperados com esta resposta, decidiram dar-lhes a morte.


Compreender a Palavra
A decisão final é própria de uma situação descontrolada. O poder tem sempre uma última saída para todos os problemas que é mandar matar quem oferece resistência, quem se impõe pela verdade, quem não se acobarda. Está em jogo uma questão real e uma questão de consciência. As autoridades mandaram matar Jesus e agora não querem assumir a sua responsabilidade. O anúncio feito pelos apóstolos, fala daquele que tendo sido condenado injustamente à morte humilhante da cruz, venceu a morte pelo poder de Deus e está vivo e concede o seu Espírito àqueles que lhe obedecem. Este anúncio fere a consciência dos que condenaram Jesus e não querem converter-se, por isso, proíbem que se anuncie. Não aguentam continuar a ouvir a voz da consciência que condena a sua atitude diante de Jesus. Há uma saída que é a conversão mas eles recusam, portanto resta mandar matar também os apóstolos porque, estes, não se calam.

Meditar a Palavra
Obedecer a Deus e não aos homens é a força que vem do Espírito Santo. Iluminados pelo acontecimentos Pascal, morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos perderam o medo que os mantinha fechados em casa. Agora falam abertamente em todos os lugares, até mesmo diante das autoridades que os querem silenciar. A experiência da ressurreição altera a forma como nos situamos diante da vida, de Deus e dos homens. Aquele que se encontra com Cristo ressuscitado perde o medo do ridículo, e lança-se na obediência à vontade de Deus. Esta certeza deve estar presente em todas as nossas relações. Não facilitamos, não compactuamos, não baixamos a guarda. Corajosamente dizemos a todos: «Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens. O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós destes a morte, suspendendo-O no madeiro. Deus exaltou-O pelo seu poder, como Chefe e Salvador”.

Rezar a Palavra
Nem sempre é fácil dizer a verdade, afirmar convictamente as nossas ideias, apresentar e testemunhar a nossa fé. Muitas vezes temo o que os outros podem dizer, os seus comentários jocosos e as suas críticas perseguidoras. Dá-me, Senhor, a coragem dos apóstolos para dizer como eles “Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens”.

Compromisso
É fácil tremer diante dos homens. Vou analisar a minha vida e ver a quem é que ainda temo mais do que a Deus.

Evangelho: Jo 3, 31-36
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Aquele que vem do alto está acima de todos; quem é da terra, à terra pertence e da terra fala. Aquele que vem do Céu dá testemunho do que viu e ouviu; mas ninguém recebe o seu testemunho. Quem recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro. De facto, Aquele que Deus enviou diz palavras de Deus, porque Deus dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo nas suas mãos. Quem acredita no Filho tem a vida eterna. Quem se recusa a acreditar no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele».

Compreender a Palavra
O texto, que diz ainda respeito ao diálogo com Nicodemos, está construído a partir da dicotomia céu terra, vida morte, fé incredulidade, salvação condenação. Jesus vem do céu, tem um testemunho do céu, diz palavras de Deus, tem o Espírito, tem tudo nas suas mãos, tem a vida e dá a vida. Os homens são da terra, falam da terra, carecem de vida. Quem acolhe o testemunho de Jesus e acredita nele confirma que Deus é verdadeiro e tem a vida nele. Quem não aceita o seu testemunho recebe a ira de Deus e não a vida.

Meditar a Palavra
Vivo tão mergulhado nas coisas deste mundo que às vezes até me esqueço que há céu. Preocupo-me tanto com as coisas da terra que me esqueço que há Deus. Preocupo-me tanto com o corpo que me esqueço que tenho alma, a qual só vive se viver do Espírito de Cristo. Preciso de escutar mais e melhor o testemunho de Cristo, de acolhê-lo em mim, para me tornar nascente de vida nova a jorrar para a eternidade.

Rezar a Palavra
Que eu diga palavras de Deus, como Jesus, Senhor. Que a minha boca não se abra apenas para as banalidades deste mundo, mas que as minhas palavras possam ser reveladoras da verdade que me comunicas pela fé. Faz de mim um lugar de eternidade para todos.

Compromisso
Vou reavaliar a minha vida para não me tornar demasiado terreno sem dar por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário