Destaques

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Vicente de Paulo, Carta 0007: Senhora de Gondi à São Vicente

[Setembro de 1617]
Senhor:

Tive motivos para temer perder o comparecimento, como sempre testemunhei com ele, já que eu realmente perdi. A angústia que eu tenho por esta razão seria insuportável sem uma extraordinária graça de Deus , que eu não mereço. Se fosse por algum tempo, não me desculpe; Mas quando considero todas as ocasiões em que eu preciso ser assistido, por direção e conselho, tanto na morte quanto na vida, minhas dores são renovadas. Julgue, então, se meu espírito e meu corpo durarão por muito tempo essas dores.
Estou em uma situação de não procurar ou receber assistência de qualquer outro lugar, porque sei bem que não gozo de liberdade para as necessidades da minha alma com muitas pessoas. O Senhor de Bérulle prometeu escrever para você e peço a Deus e à Santíssima Virgem que o guiem à nossa casa, pela saúde de nossa família e por muitos outros, com os quais você possa exercer sua instituição de caridade. Peço-lhe uma vez mais para praticá-lo conosco, por amor que é Nosso Senhor, a quem é que eu me referi nesta ocasião, embora com grande medo de não poder perseverar. Se, afinal, ele me recusar, eu o acusarei de Deus de tudo o que acontece comigo e de todo o bem que ele deixa de fazer, privado de sua ajuda. Você me colocou no infortúnio de estar em lugares muitas vezes privados de sacramentos, pelos grandes infortúnios que me afligem e as poucas pessoas que podem me ajudar. Ele sabe bem que o Senhor General tem o mesmo desejo que eu, que só Deus lhe dá, pela sua misericórdia. Não resista ao bem que pode fazer, ajudando a sua saúde, para que ele possa ajudar um dia muitos outros. Eu sei que, desde que minha vida serve apenas para ofender a Deus, não é arriscado colocá-lo em perigo; mas minha alma tem que ser ajudada na morte. Lembre-se da apreensão que você me viu durante minha última doença em uma aldeia; Estou prestes a cair em um estado pior; e só o medo de isso me causa tanto dano que não sei se não me fará morrer sem minha boa disposição anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário