Destaques

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

LECTIO DIVINA: S. LUCAS, EVANGELISTA

2 Timóteo 4, 10-17b 
Caríssimo: Demas abandonou-me por amor do mundo presente. Ele partiu para Tessalónica, Crescente para a Galácia e Tito para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e trá-lo na tua companhia, porque me é muito útil no ministério. Enviei Tíquico a Éfeso. Quando vieres, traz o manto que deixei em Tróade, em casa de Carpo, e também os livros, especialmente os pergaminhos. Alexandre, o caldeireiro, fez-me muito mal: o Senhor lhe retribuirá segundo as suas obras. Acautela-te dele, tu também, que ele opôs-se fortemente à nossa pregação. Na minha primeira defesa, ninguém esteve a meu lado: todos me abandonaram. Deus lhes perdoe. Mas o Senhor esteve a meu lado e deu-me força, para que, por meu intermédio, a mensagem do Evangelho fosse plenamente proclamada e todos os pagãos a ouvissem.


Compreender a Palavra

Celebramos o Evangelista S. Lucas.
Na carta a Timóteo que lemos na festa de S. Lucas, Paulo refere a presença deste evangelista no grupo dos seus companheiros de missão. Enquanto Demas abandonou a missão, Crescente e Tito seguiram para outros lugares a pregar o evangelho, Tíquico foi enviado para Éfeso e Lucas permanece com Paulo. A missão não é fácil porque encontra opositores ao evangelho como Alexandre, o Caldeireiro, e Paulo vê-se sozinho sem ninguém do seu lado, apenas o Senhor está com ele.

Meditar a Palavra
É difícil permanecer. Jesus dizia “permanecei em mim e eu permanecerei em vós”. A missão de Paulo, continuação da missão de Jesus implica anunciar a tempo e fora de tempo o evangelho. Nem todos os que, entusiasticamente, se decidem a seguir Paulo na sua missão têm a coragem de permanecer. Uns abandonam a missão, outros, por discordância, seguem por outro caminho e outros opõem-se frontalmente ao evangelho. Lucas permanece e Paulo faz disso referência nesta carta a Timóteo. No entanto, o mais importante é a missão, que o evangelho seja anunciado a todos e, para isso, conta apenas com a força do Senhor que nunca abandona os seus. Confiados nesta certeza também nós somos enviados a anunciar o evangelho ao mundo.

Rezar a palavra
Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, para que não me canse de anunciar o evangelho apesar da oposição e da rejeição que dificultam a credibilidade das palavras. Que o poder dos opositores não se revele mais fortes que a tua presença a meu lado.

Compromisso
Permanecer no evangelho e na missão é permanecer com o Senhor.

Evangelho: Lc 10, 1-9
Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’».

Compreender a Palavra
O texto que escutamos fala-nos da escolha e envio dos setenta e dois discípulos. Jesus escolhe aqueles que quer e envia-os dois a dois. Antes, porém, adverte-os da missão dizendo-lhes que a seara é grande e os trabalhadores são poucos e é necessário pedir trabalhadores ao dono da seara. A segunda advertência é sobre as dificuldades da missão. Nem todos vão entender e serão como lobos para os mensageiros do reino, mas a missão tem que ser cumprida. Curar os doentes e anunciar o reino é fundamental e destina-se a todos. Ser escolhido para conhecer os mistérios do Reino de Deus significa ser também escolhido para os anunciar. Jesus convoca os discípulos para os enviar a anunciar, como sinais de paz e comunicadores da vida. Receber e não dar é um egoísmo que não pode estar presente no discípulo de Jesus. Ter medo do mundo e dos lobos que podem levantar-se diante dos discípulos é cobardia que Jesus não aceita entre os seus. Os discípulos recebem do mestre a missão e sem medo lançam-se na seara sabendo que é grande mas que a notícia do reino que transportam tem urgência em ser comunicada a todos. Não se pode perder tempo em cumprimentos inúteis.

Meditar a Palavra
Também sou escolhido para experimentar junto de Jesus a força libertadora do Reino. Perante a imensidão da seara não me assusto porque me assiste a presença de Jesus. A mensagem está carregada de urgência por isso eu tenho que me libertar de todos os pesos, as sandálias, a bolsa o alforge e todos os complexos inúteis e sentimentos vazios, assim como ideias peregrinas que me desviam do caminho. A libertação dos homens oprimidos pelo medo, pela guerra, pelo ódio, pela violência exige que seja um mensageiro corajoso que leva a paz aos corações e faz renascer com a palavra a alegre esperança.

Rezar a Palavra
Senhor, a seara é grande e os trabalhadores são poucos. Dá-me a coragem de aceitar o desafio de ser trabalhador corajoso que avança pelo mundo com a certeza de que o importante é a mensagem e não o mensageiro. Mostra-me o caminho e liberta-me do peso de todas as coisas que impedem seguir com alegria, ânimo e coragem.

Compromisso
Vou rezar por todos os que são enviados por Jesus a anunciar o Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário