Destaques

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

LECTIO DIVINA: S. MIGUEL, S. GABRIEL E S. RAFAEL – ARCANJOS

​​​​​​​
Daniel 7, 9-10.13-14

Eu estava a olhar,  quando foram colocados tronos e um Ancião sentou-se. Tinha vestes brancas como a neve e os cabelos eram como a lã pura. O seu trono eram chamas de fogo, com rodas de lume vivo. Um rio de fogo corria, irrompendo diante dele. Milhares de milhares o serviam e miríades de miríades o assistiam. O tribunal abriu a sessão e os livros foram abertos. Contemplava eu as visões da noite, quando, sobre as nuvens do céu, veio alguém semelhante a um Filho do homem. Dirigiu-Se para o Ancião venerável e conduziram-no à sua presença. Foi-lhe entregue o poder, a honra e a realeza, e todos os povos, nações e línguas O serviram. O seu poder é eterno, não passará jamais, e o seu reino jamais será destruído.

Compreender a Palavra

Celebramos hoje a festa dos Arcanjos S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael
Encontramo-nos diante da profecia de Daniel. Trata-se de uma linguagem apocalítica que apresenta Deus como o Senhor do universo, cheio de poder e glória, mais poderoso que todos os reis da terra, servido por um número incontável de anjos. É o Senhor quem se senta no trono, preside à sessão do tribunal e julga todas as nações. Ao seu encontro vem o “Filho do Homem” a quem é entregue o poder, a honra e a realeza. Diante deste “Filho do Homem” todas as nações se inclinam e o servem porque o seu reino é eterno.

Meditar a Palavra

A linguagem apocalítica não é fácil de penetrar mas, à luz de Cristo podemos compreender melhor estas profecias que apontam para um tempo em que Deus será aceite pelos homens como o Senhor que reina sobre toda a terra e julga todos os corações. O poder, a honra e a realeza de Deus são amor, misericórdia e perdão. É segundo o amor que seremos julgados e às leis do amor serão submetidas todas as nações. O “Filho do Homem” é Jesus que vem para servir e não para ser servido, que se apresenta como o último, o servo, o que acolhe os pequeninos, vai ao encontro dos perdidos da casa de Israel. Este poder é o amor que se exerce no serviço aos outros e é a lei que julgará todas as nações e submeterá todos os poderes da terra. A profecia de Daniel realiza-se em Jesus e pode tornar-se verdade também em todos os que assumirmos os seus sentimentos e reproduzirmos os seus gestos. Este poder, o do amor, é eterno. Os Arcanjos que hoje celebramos são os braços do amor infinito de Deus que não cessa de surpreender-nos nas suas manifestações.

Rezar a Palavra

Sempre ao teu serviço, Senhor, é como os arcanjos se realizam. Também eu, apesar de experimentar em mim a impossibilidade de te ver com meus olhos, apesar da minha indignidade, sei que não há outra forma de me realizar plenamente senão no amor incondicional aos pequenos que colocas no meu caminho. Servir-te nos irmãos será a minha paixão.

Compromisso

Descobrir cada vez mais a alegria de servir Deus nos irmãos mais pequeninos.

Evangelho: Jo 1, 47-51

Naquele tempo,  Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse:  «Eis um verdadeiro israelita,  em quem não há fingimento».  Perguntou-lhe Natanael: «De onde me conheces?».  Jesus respondeu-lhe:  «Antes que Filipe te chamasse,  Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira».  Disse-lhe Natanael:  «Mestre, Tu és o Filho de Deus,  Tu és o Rei de Israel!».  Jesus respondeu:  «Porque te disse: ‘Eu vi-te debaixo da figueira’, acreditas.  Verás coisas maiores do que estas».  E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo:  Vereis o Céu aberto  e os Anjos de Deus subindo e descendo  sobre o Filho do homem».

Compreender a Palavra

O evangelho de João relata-nos a missão de Filipe junto de Natanael a quem anuncia ter encontrado Jesus de Nazaré. A atitude de Natanael perante o anúncio de Jesus não é entusiasta, muito pelo contrário, mostra-se renitente em reconhecer que o Messias possa vir de Nazaré. No entanto, perante a insistência de Filipe que o convida “vem ver”, ele foi e encontrou-se com Jesus. Este encontro foi determinante para ele. O homem resistente e duro, tornou-se dócil ao olhar e às palavras de Jesus. A verdade encontrou-se com a verdade. Natanael não tinha nada a esconder e Jesus mostrou-lhe o que tinha para lhe revelar e abriu-lhe o caminho para ver coisas ainda maiores.

Meditar a Palavra

“Eu vi-te”. Esta afirmação é o centro deste episódio que narra a vocação de Bartolomeu (Natanael). Aquele que não queria acreditar, que não aceitava o testemunho de Filipe, foi convidado a ver e acabou sendo visto por aquele a quem ia ver. O segredo de Jesus é este de projectar sobre mim o seu olhar e me fazer ver o que eu julgo poder ver por mim mesmo. Ele prepara tudo para que eu possa chegar ao conhecimento da sua pessoa e faz-me acreditar que é por mim, com as minhas capacidades, pelas minhas forças que chego a conhecer. Jesus também me mostra que antes de eu o conhecer, antes de o ver, antes de o amar, já Ele me vê, me conhece e me ama.

Rezara Palavra

Quem és tu para mim, Senhor? Faço esta pergunta, perante a minha incapacidade de te conhecer e seguir entusiasmado como Filipe. Faço esta pergunta quando olho a transparência de Natanael. Na minha vida falta a verdade necessária para te poder ver. Falta-me a transparência para poder ser visto por ti. Faz-me ver, Senhor. Mostra-me o caminho pelo qual posso ver coisas ainda maiores que tudo o que já tive oportunidade de ver.

Compromisso

Quero deixar-me ver por Jesus no silêncio da oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário