Destaques

quinta-feira, 7 de março de 2013

YOUCAT: Catecismo Jovem #Que missão tem o Papa?


PAPA (gr.pappas = papá) É o sucessor do Apóstolo São Pedro, bispo de Roma. Como São Pedro fora já o primeiro entre os Apóstolos, o Papa, seu sucessor, tem a presidência do colégio dos bispos. Como representante de Cristo, é o pastor supremo.

Como sucessor de São Pedro e cabeça do colégio dos bispos, o Papa é garante da unidade da Igreja. Ele possui a mais alta autoridade pastoral, quer doutrinal quer disciplinar. [880-882, 936-937] 



Jesus concedeu a São Pedro uma singular precedência entre os Apóstolos, que fez dele a superior autoridade na Igreja primitiva (Roma). A Igreja local que São Pedro dirigia e o lugar do seu martírio tornou-se, após a sua morte, o ponto orientador da jovem Igreja. Cada comunidade devia estar em consonância com Roma, o que se tornou a medida da fé correta, íntegra e genuína. 
Até ao momento presente, cada Bispo de Roma, tal como São Pedro, tem sido o supremo pastor da Igreja, cuja cabeça é, na verdade, Cristo; só assim o Papa é “representante de Cristo na Terra”. Como autoridade superior na pastoral e no ensino, vela pela transmissão pura da fé. Em casos necessários, deve revogar nomeações e exonerar ministros ordenados por causa de erros graves de fé ou moral no exercício do seu ministério. 
A Unidade da fé e da moral, garantida pelo ministério pastoral, em cujo topo se encontra o Papa, produz, em parte, a capacidade de resistência e a difusão da Igreja Católica. [YouCat 141]

Nenhum comentário:

Postar um comentário