Destaques

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013

A cruz, herança para as gerações futuras


Dom Gil preside a Santa Missa de envio
D. Gil preside a Missa de envioA tarde deste domingo, 27, na Catedral de Santo Antônio em Juiz de Fora (MG), foi movimentada com shows que marcaram a despedida da cruz da Jornada Mundial da Juventude e do ícone de Nossa Senhora.
Quando a cruz adentrou o local houve uma grande manifestação de alegria dos mais de 2 mil fiéis presentes e todos queriam tocá-la.
Foi algo inexplicável, os jovens choravam e se abraçavam diante do sinal da fé cristã: “Não é só um pedaço de madeira como alguns pensam. É o próprio Cristo que vem nos visitar. A cruz vai embora, mas fica guardado no coração este momento, o coração bate mais forte e a emoção é grande”, testemunha Tatiane Silva, de 23 anos.
Tatiane Silva de Juiz de Fora ( MG)
Tatiane Silva de Juiz de Fora, MGE há uma boa notícia para todos da Arquidiocese de Juiz de Fora: foram feitas uma réplica da cruz e uma do ícone de Nossa Senhora, que percorrerão todas as paróquias da região de forma a preparar os jovens para a JMJ 2013.
O Arcebispo da citada Arquidiocese, Dom Gil Antônio Moreira, recordou aos jovens a responsabilidade que esses sinais visíveis de nossa fé comportam: “Ao redor dos símbolos da JMJ temos que ter uma postura de vigilância. É preciso deixarmos uma herança enraizada na fé aos jovens que virão. Iniciamos um novo ano litúrgico abraçados à cruz.”
A Diocese de São João Del Rei (MG) também recebeu os símbolos da JMJ no final da Celebração Eucarística, que não passaram despercebidos nas belas ruas da cidade histórica. A cruz dos jovens foi conduzida em carreata ao Santuário do Bom Jesus num carro do Corpo de bombeiros e escoltado pela polícia.

Jovens em São João Del ReiAcolhida merecida para tão importante instrumento de unidade e que tanto bem tem feito por onde passa. Os sinos do santuário badalavam avisando a todos que o momento tão esperado havia chegado e, rapidamente, o local sagrado foi sendo tomado. Padre Bitá afirmou na cerimônia de boas-vindas: “Vejo aqui muitas pessoas que já foram à Missa hoje, mas que estão aqui novamente”. Eram 22h30 de um domingo frio e chuvoso.
A chuva, que tem sido nossa companheira de missão, continuou noite adentro, mas nada tira o nosso ânimo e muito menos a fé desses jovens que permaneceram em vigília toda a noite.
É isso aí, juventude! Abra as portas ao Redentor. Afinal, a cruz dada aos jovens pelo beato João Paulo II já visitou mais de trinta países e agora é a nossa vez de tocar em toda a graça que ela comporta.
Jovens em São João Del Rei
A você que ainda terá a oportunidade de ver os símbolos da JMJ na sua diocese, fica aí a dica: prepare-se para este momento. Movimente grupos e paróquias e se desloque como fizeram os jovens mineiros, que nos deram um belo testemunho de fé e alegria. Eles foram capazes de viajar horas só para ter um breve momento de céu, momento este tão simples, mas que seguramente será guardado no coração de cada um.

Por Cris Henrique – Produção Destrave
Fonte: Destrave

Nenhum comentário:

Postar um comentário