Destaques

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Um Batismo de Conversão


             Na última publicação falamos um pouco sobre João o Batista, e sendo assim, nada mais justo que abordarmos um pouco sobre o tema do Batismo, visto que, todos que fazem parte do cristianismo passaram ou passarão pelo rito Batismal. O batismo é um rito milenar, praticado por diversas igrejas no mundo inteiro, ele é a porta de entrada para se filiar a Cristo, nenhum cristão terá uma filiação completa no Cristianismo se não passar pelo rito batismal.
Abordando um pouco sobre a história do Batismo, ele já existia muito antes da vinda de Cristo, e do ritual realizado por João Batista no Rio Jordão. Os judeus sempre se preocuparam com leis cerimoniais e de purificação. O Antigo Testamento, em especial o livro de Levítico traz diversas passagens que recomendam o ritual de purificação em águas após determinado ato, como sexo, menstruação, entre outras coisas, podemos citar: Levítico cap. 15, vers 10, 11, 16, 18, e entre outros. Para os judeus, o ato de lavar as mãos antes das refeições não se trata apenas de higiene, e sim de um ritual de purificação, o próprio Jesus purificou seus apóstolos para a última ceia. Os judeus também praticavam o Tevilá que seria uma espécie de imersão na água em busca de purificação, muito idêntico ao batismo que conhecemos hoje. No Novo Testamento essa palavra (Tevilá) é substituída pela palavra grega Baptizo (imergir, submergir ou embeber) como ritual praticado por Jesus e seus discípulos.
A grande diferença entre o Batismo de João Batista e do dos Judeus (Tevilá) é que estes praticavam um ritual de Purificação, João praticava um Batismo de arrependimento, um batismo para aquelas pessoas que se sentiam sujas, impuras, arrependidas, e prontas para se converter e receber o Messias. No rito, João mergulhava as pessoas nas águas do rio, diferente do Tevilá, onde as pessoas mergulhavam a si mesmas. "Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para a remissão dos pecados" Lucas, 3,3.
Um dia para a surpresa de João, o próprio Jesus vai ao Rio Jordão para ser batizado, João sem entender nada diz “Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!”, mas Jesus lhe respondeu: “Deixa por agora, pois convém que cumpramos a justiça completa”, e então João cedeu (Mateus, 3,14-15). As vezes Jesus traz missões em nossas vidas que é difícil de entender ou compreender, mas, para Cristo tudo tem um propósito, é preciso acreditar e confiar naquEle que pode lhe dar uma vida nova.
Após ser batizado Jesus passa a inserir o Batismo no seu ministério, porém, não era Ele próprio que realizava o rito, e sim seus discípulos (João, 4,1-2). Diferente do batismo de João, os discípulos de Jesus batizavam em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mateus, 28,19). Esta é a grande diferença entre o Batismo de João e o de Jesus Cristo, pois João dava um batismo de penitência, Jesus traz uma vida nova, renovada com a vinda do Espírito Santo (Atos dos Apóstolos, 19,3-5). Uma vez recebido o Espírito Santo, Ele transformará sua vida com os dons e frutos que nEle é conferido.
“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos, 16,16). Isso não quer dizer que, todos que não forem batizados estão condenados, aqueles que não praticam o Cristianismo por não conhecer a palavra de Deus ou por falta de oportunidade, mas praticam o bem serão salvos, e o apóstolo Paulo deixa isso bem claro, “Os pagãos, que não têm a Lei, fazendo naturalmente as coisas que são da Lei, embora não tenham a lei, a si mesmos servem de lei” (Romanos, 2,14).
“Fomos, pois, sepultados com Ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova” (Romanos, 6,4). O Apóstolo Paulo diz que no batismo nós morremos para os nossos pecados, somos sepultados no nosso EU e renascemos para uma vida nova em Cristo.
Santo Agostinho afirmava "Tire o espírito e o que será a água senão água?", então, o que você está esperando para se filiar a Cristo? Não está na hora de deixar de ser criatura e passar a ser filho de Deus? Não fique pelas margens! Mergulhe você também nas águas batismais e renove sua vida em Cristo, não garanto que o batismo vá salvar sua vida, ou te proteger contra mal olhado, porém, ao aceitar Jesus através do batismo o Espirito Santo transformará sua vida, e, através dos seus dons e frutos te levará para águas mais profundas, que, renascendo em Cristo, não seremos mais quem éramos antes, pois, teremos a marca do Altíssimo.

Autor: Lenos Santiago - Jovem Mariano Vicentino.
Campina Grande-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário