Destaques

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Vicente de Paulo, Carta 0029: Francisco Du Coudray, sacerdote da Missão

Senhor:

A graça de Nosso Senhor está sempre conosco.

Três dias atrás, chegamos em boa saúde, graças a Deus, a esta cidade, onde ontem começou o exame dos ordenandos, que continuará hoje, sexta-feira e amanhã, para começar no próximo domingo os exercícios, cujo primeiro pensamento inspirou Deus Monsenhor de Beauvais. O plano era que esses ordenandos vivessem e ficassem juntos na escola, onde o Sr. Duchesne, o jovem, iria morar com eles, para fazê-los observar os regulamentos prescritos para o uso do dia. Monsenhor de Beauvais abrirá o exercício no domingo de manhã; e o Sr. Messier, o Sr. Duchesne e eu temos que falar alternadamente, de acordo com o assunto que foi considerado conveniente; e o senhor Duchesne, o jovem e outro celibatário, pároco aqui, têm que ensinar as cerimônias exigidas para cada ordem. Que o nosso Senhor conceda a sua santa bênção a esta boa obra, que parece ser útil à sua Igreja! Peço-lhe que confie a Nosso Senhor.


Como a empresa continua? Você está bem de saúde? Você está feliz? As pequenas regulamentações ainda estão sendo observadas? Eles estudam e exercitam a controvérsia? Peço-lhe, senhor, que faça um esforço para conhecer bem o manual de Bécan. É impossível ponderar a utilidade deste pequeno livro.

Desde que parti, Deus quis usar este miserável para a conversão de três pessoas, e tenho que confessar que a mansidão, a humildade e a paciência em lidar com esses pobres desorientados é a alma desse bem. As duas primeiras pessoas não me custaram nada, porque já tinham disposição; mas foi necessário usar dois dias com o terceiro. Eu queria dizer isso à minha confusão, para que a empresa veja que, se Deus quisesse usar o mais ignorante e miserável, ele seria mais eficaz em cada uma dessas empresas.

Monsenhor de Beauvais ainda não determinou o dia em que a missão nesta diocese começa em outubro. Ele quer que seja nesta primeira semana; mas tentarei aproveitar o tempo nesse intervalo para consultá-los, ver as contas internas da empresa desde a última vez em que foram feitas, para que isso funcione como uma disposição para o próximo trabalho.

Como o Sr. Lucas continua com seu trabalho? Esse trabalho está indo bem? É bom jantar e dormir na escola? Você atende a todas as partes em nossas conferências?

Peço-lhe que cumprimente toda a nossa companhia, em comum e em particular, e diga ao Sr. Lucas que imploro ao Monsieur de Bazas que me apresente meus humildes serviços; Peço-lhe que tenha cuidado com a sua saúde e me diga se o Sr. de Saint-Martin veio à escola e se vai ver o Sr. de Bazas com o Sr. Lucas.

Eu esqueci de dizer a ele que acho que ele faria bem em perguntar ao alfaiate que trabalha em casa se ele pretende se juntar à congregação. Outras vezes ele pensou sobre isso; mas sua visão curta e a dificuldade que sentia às vezes de cuidar da cozinha o mantinham, e eu também.

Adeus, meu querido pai. Eu permaneço no amor de Nosso Senhor e sua santa Mãe, Senhor, seu muito humilde e obediente servo,

VICENTE DEPAUL

De Beauvais, 15 de setembro de 1628.

Direção: Para o Sr. du Coudray, eclesiástico, no colégio de Bons-Enfants, ao lado do portão de Saint-Victor, em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário