Destaques

terça-feira, 22 de maio de 2018

O mistério da Santíssima Trindade




O mistério da Santíssima Trindade
O que é o mistério da Santíssima Trindade?
Segundo o Catecismo da Igreja Católica “o mistério da Santíssima Trindade é […] a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na ‘hierarquia das verdades de fé’. ‘Toda a história da salvação não é senão a história da via e dos meios, pelos quais o Deus verdadeiro e Único, Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia consigo e une a si os homens que se afastam do pecado’.” (234).
Santíssima Trindade/ franciscanos.org
Mas o que é a Trindade?
A Trindade é Una, cremos em um só Deus em três pessoas distintas. Deus é Um, uma
natureza divina, em três pessoas divinas distintas, não separadas: “Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho (XI Conc. de Toledo em 665: Denzinger, 530). São distintos entre si por suas relações de origem” (Catecismo da Igreja Católica, 254).
Por que dizemos mistério da Trindade?
Dizemos mistério da Trindade por se tratar de um mistério de fé. A fé é um mistério revelado em si, mas vamos aprendendo seus diversos pontos e aspectos aos poucos e ao longo do tempo. Também é assim com a Trindade. Não existiu um tempo em que não havia a Trindade, a Trindade sempre existiu. Havia sim, um tempo em que os sinais dessa presença não eram percebidos pelos homens, como afirma o Catecismo da Igreja Católica: “É verdade que Deus deixou traços do seu Ser trinitário na obra da criação e na sua revelação ao longo do Antigo Testamento. Mas, a intimidade do seu Ser como Trindade Santíssima constitui um mistério inacessível à razão sozinha e, mesmo, à fé de Israel antes da Encarnação do Filho de Deus e da missão do Espírito Santo” (237).
O que diz a Sagrada Escritura?
Nas Sagradas Escrituras encontramos versículos que, de modo geral, fazem menção ao mistério trinitário. Vejamos alguns:
“Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19);
“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês” (2 Cor 13,14);
“Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos- á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (João 14,26).
Que a Trindade que habita em nós transforme nossas escolhas e transforme nossa vida. Com Ela aprendamos as realidades da comunhão e do amor.
Deus abençoe,
Pe. Edison de Oliveira
Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário