Destaques

quarta-feira, 25 de abril de 2018

LECTIO DIVINA: S. MARCOS, EVANGELISTA

1 Pedro 5, 5b-14
Caríssimos: Revesti-vos de humildade, uns para com os outros, porque «Deus resiste aos soberbos e dá a graça aos humildes». Humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-Lhe todas as vossas preocupações, porque Ele vela por vós. Sede sóbrios e vigiai. O vosso inimigo, o diabo, anda à vossa volta, como leão que ruge, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, sabendo que os vossos irmãos espalhados pelo mundo suportam os mesmos sofrimentos. O Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua eterna glória em Cristo, depois de terdes sofrido um pouco, vos restabelecerá, vos aperfeiçoará, vos fortificará e vos tornará inabaláveis. A Ele o poder e a glória pelos séculos dos séculos. Amen. Foi por meio de Silvano, a quem considero irmão de confiança, que vos escrevi estas breves palavras, para vos exortar e assegurar que é esta a verdadeira graça de Deus. Permanecei firmes nela. Saúda-vos a comunidade estabelecida em Babilónia, eleita como vós, e também Marcos, meu filho. Saudai-vos uns aos outros com o ósculo da caridade. Paz a todos os que estais em Cristo.


Compreender a Palavra
Celebra-se hoje o Evangelista S. Marcos.
Dirigida a cristãos que vivem em ambiente hostil, talvez por causa de situações de perseguições, pedro exorta-os à firmeza. O caminho para vencer as dificuldades não é o orgulho, a soberba, mas a humildade. Os humildes acolhem com confiança a proteção de Deus. No entanto, confiar humildemente não significa deixar as coisas correrem e ficar à espera que Deus resolva. Não! Confiar implica usar de todos os meios para resistir, vigiar, não desanimar perante o sofrimento. Porque só assim Deus se manifesta restabelecendo, aperfeiçoando, fortificando e libertando. Que ninguém se deixe devorar pelo leão que é a tentação de desistir.

Meditar a Palavra
As palavras de Pedro são muito úteis para nós, que experimentamos as lutas diária que a fé nos impõe no meio do mundo. O medo do fracasso, a pergunta do sentido, a busca de razões para a esperança, a espera de uma solução para os vários problemas, a necessidade da firmeza diante das tentações e das incompreensões. Pedro incentiva-nos a permanecer firmes na fé, confiando na presença libertadora de Deus.

Rezar a Palavra
Concede-me, Senhor, o dom da perseverança no meio das perseguições e das tentações, para que não me deixe devorar pelo leão do desânimo que ruge dentro e fora de mim.

Compromisso
Olhando os irmãos que sofrem por esse mundo fora, quero lutar com firmeza contra a tentação.

Evangelho: Mc 16, 15-20
Naquele tempo, Jesus apareceu aos onze Apóstolos e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

Compreender a Palavra
O relato apresenta o envio dos apóstolos, no momento da despedida de Jesus, imediatamente antes ser elevado aos céus.

Meditar a Palavra
Jesus apareceu aos onze e aparece-me também a mim. Este aparecer é oferta de vida ressuscitada, de vida eterna. Perante a experiência interior com Cristo ressuscitado ganham sentido as palavras de envio. Jesus diz-me hoje: “Tu, que experimentaste a força da minha ressurreição vai e anuncia essa notícia a todos. Àqueles que acreditarem batiza-os e serão salvos”. E eu aceito esta missão e procuro realizá-la na minha vida porque confio que não estou só e o sucesso da palavra que anuncio está em Jesus que coopera comigo.

Rezar a Palavra
Tu cooperas comigo, Senhor, sempre que saio de mim para corresponder à missão evangelizadora que me confiaste no dia do meu batismo. Que eu não vacile diante das serpentes nem tema pelo veneno com que possa ser contaminado. Tu estás comigo e confirmas a tua palavra com sinais poderosos, tanto na minha vida como na vida daqueles a quem me envias.

Compromisso
Hoje quero experimentar a alegria de anunciar o evangelho de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário