
Santo Agostinho pôde constatar que,
no início da cristandade, existia uma dificuldade em níveis morais, intelectual e espiritual. Ao mesmo
tempo, temos o Concílio Vaticano II que, percebeu a crise do homem moderno e
procurou meios para trazer as pessoas de volta, incluindo o chamado à busca da
sabedoria. Princípio da sabedoria é a busca de Deus. Para isso, existe uma
receita para a vivência de uma vida santa, mas como estamos em crise, foi-se
decaindo a percepção da consciência do pecado. E, o primeiro passo para
iniciar-se um caminho espiritual é o de permanecer em estado de graça. É
possível reaver esse relacionamento com Deus, rompido com o pecado original.
Com a vinda de Jesus e por meio
d’Ele, Deus cria os meios de restabelecer essa intimidade. E isso se dá por
meio dos sacramentos:
–Batismo;
–Crisma;
–Eucaristia;
–Penitência;
–Matrimônio;
–Ordem;
– Unção dos Enfermos.
–Batismo;
–Crisma;
–Eucaristia;
–Penitência;
–Matrimônio;
–Ordem;
– Unção dos Enfermos.
Os sacramentos são sinais
sensíveis (palavras e ações) acessíveis à nossa humanidade atual. Realizam
eficazmente a graça que significam, em virtude da ação de Cristo e pelo poder
do Espírito Santo (Cf.CIC 1084).
Vejam, o diploma não faz de uma
pessoa um médico; o que realmente a faz capaz, são os vários anos de estudo e
disciplina. O diploma funciona somente como um sinal da aprovação do aluno que
estudou e foi aprovado em medicina. Os sacramentos em si são símbolos daquilo
que representam. Por exemplo, o batismo é
o símbolo do banho, de uma lavagem espiritual que o cristão necessita da
sujeira do pecado. E, o batismo, realmente faz isso! Ele nos purifica de todo o
pecado e nos faz capazes de alcançar essa ligação íntima, perdida no Édem.
A Eucaristia simboliza o sacrifício do
cordeiro, o altar é o lugar do sacrifício e, ao mesmo tempo, o altar é a mesa
do banquete festivo do céu. De fato, a Eucaristia alimenta a nossa alma.
O sacramento da confirmação, ou
crisma, trás o batismo do Espírito Santo na vida do cristão. O mesmo que
ocorreu nos Atos dos Apóstolos, capítulo 2.
O sacramento do matrimônio simboliza a aliança entre Deus
e os homens. Esse sacramento deve ser vivido dentro de uma dimensão de doação
entre os cônjuges, semelhante ao amor e doação do próprio Deus para com seus
filhos e a própria Igreja. Ele entregou-se em sacrifício de amor por ela, sem
nenhuma reserva.
O sacramento da penitência
simboliza um julgamento. Ali o “réu” se acusa dos próprios pecados. No entanto,
essa confissão dos “crimes cometidos”, ao invés de conduzir à condenação, faz
alcançar a Misericórdia Divina.
O que são os sacramentos?
Os sacramentos são os meios, criados
pelo Senhor Jesus, para Ele infundir a graça santificante na alma da pessoa.
Eles restauram a graça de Deus uma vez alcançada ou a cria, pela primeira vez,
no
coração da pessoa. Essa graça de Deus trabalha como um organismo, um organismo sobrenatural, e a finalidade desse organismo é a de nos aproximar, cada vez mais, da filiação divina, da união mais íntima possível, entre Deus e o homem.
coração da pessoa. Essa graça de Deus trabalha como um organismo, um organismo sobrenatural, e a finalidade desse organismo é a de nos aproximar, cada vez mais, da filiação divina, da união mais íntima possível, entre Deus e o homem.
Existem várias formas de se trabalhar
e de aumentar a graça de Deus no nosso interior, e uma dessas formas é a
vivência correta dos sacramentos. A Igreja é a “carpintaria” de Jesus; os
sacramentos são as ferramentas das quais Jesus se utiliza para operar em nós: o
crescimento da graça santificante. Uma das graças específicas do sacramento da
eucaristia, é a de aumentar o amor em nós. É fazer o nosso amor crescer,
sobrenaturalmente, e se transformar em atos perfeitos. Já, a graça específica
do sacramento da reconciliação, é a de fortalecer o penitente da luta contra o
pecado e restaurar a intimidade com Deus.
Roger de Carvalho, missionário da Comunidade Canção Nova
Conteúdo baseado nas aulas do autor do site www.cristianismo.org.br
Conteúdo baseado nas aulas do autor do site www.cristianismo.org.br
Fonte: Canção Nova
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