Destaques

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Vicente de Paulo, Carta 0002: Ao Senhor do Cometa

Senhor:

Eu já escrevi duas vezes para ele através do Ordinário de Espanha, que passa por Paris e Bayonne, dirigindo minhas cartas ao senhor da Lande para as passar ao procurador do rei, pois lembrei-me de que são parentes, me fez achar esse venerável pai religioso prestes a sair, por meio do qual espero aproveitar o bem que tive Privado da perfídia daqueles a quem observei minhas cartas anteriores.

Isso não é nada mais, senhor, mas a nova segurança de seu bom estado de saúde e de toda a família, pelo qual peço ao Senhor a felicidade cheia de todas as suas graças. Agradeço o seu cuidado parental anterior de mim e dos meus assuntos, e rezo a Deus, como farei toda a minha vida, para me conceder a graça de ter os meios para pagar os seus serviços, o que você tem Sabe hipotecar com todo o bem que um pai pode fazer com seu próprio filho.


Lamento muito que não possa escrever-lhe mais do que sumariamente sobre o estado dos meus assuntos, devido à partida urgente dos marinheiros não curtos com quem este pai está saindo, não a Dax, ele me disse, mas a Bearn , onde ele me diz que o Reverendo Padre Antonio Pontanus está pregando, que sempre foi um bom amigo meu, que, como espero de um bom serviço, dirijo minhas cartas, implorando-lhe que me dê o presente e me devolva o seu conforto, como este pai me disse que eu gostaria, a resposta que eu espero que você me dê.

Assim pois. O meu estado em uma palavra é tal que estou nesta cidade de Roma, onde continuo meus estudos, mantidos por Monsenhor o vicelega que era de Avinhão, que me dá a honra de estimar e desejar minha promoção, por lhe ter ensinado coisas curiosas muito bonitas que eu aprendi durante a escravidão com aquele velho turco que, como eu escrevi, tinha sido vendido; entre os quais as curiosidades são o início, mas não a perfeição completa, do espelho de Arquimedes, uma primavera artificial para falar a cabeça de um homem morto, da qual esse miserável foi usado para seduzir a cidade, dizendo-lhe que o deus Muhammad lhe deu conhecer a vontade dele por essa cabeça, e mil belas coisas geométricas que eu aprendi com ele, de que Monseñor está tão ciumento que não quer que eu me aproxime de ninguém, por medo de ser ensinado, desejando ter apenas a reputação de conhecer essas coisas, que ele tem prazer em mostrar às vezes a Sua Santidade e os Cardeais. Então, esse carinho e benevolência dele me fazem esperar, como ele também me prometeu, os meios de obter um retiro honorável, fazendo-me obter, para esse fim, algum lucro digno na França. Para isso, uma cópia dos meus títulos de ordenação, assinada e selada por Monsenhor de Dax, com um testemunho desse cavalheiro, que ele poderia obter de uma investigação sumária de alguns de nossos amigos, é muito necessário para mim, que sempre fui reconhecido como homem de bem, com todas as outras solenidades exigidas nesses casos. É o que Monsenhor me ordena todos os dias para conseguir. Portanto, peço-lhe, senhor, com toda a humildade, Posso conceder este novo serviço para me enviar uma nova cópia dos meus títulos e intervir para que Monsenhor de Dax possa me enviar este testemunho, da maneira indicada, através do referido Reverendo Padre Pontanus. Eu lhe enviaria dinheiro para esse propósito, se eu não temesse que o dinheiro faria com que essa carta fosse perdida. É por isso que eu imploro que você trate esse assunto com minha mãe, que irá fornecer o que é necessário. Eu acho que vai demorar 3 a 4 escudos. Entreguei 2, como uma pura esmola para este religioso e prometeu entregá-los ao pai Antonio para enviá-los para esse fim. Se assim for, eu imploro que você os leve; se não, eu prometo enviar o que é necessário dentro de quatro ou cinco meses por meio de letras de câmbio com o que devo em Toulouse; porque estou decidido a pagar tudo, já que agradou a Deus me dar os meios para fazê-lo.

Acabei de receber da pessoa que visitou para mim, o título de bacharel que você tinha que me enviar, com uma cópia das minhas cartas de testemunho que foi considerada inválida, por não ter sido autorizada com a assinatura e selo da Bispo de Dax.

Não há nada de novo que eu possa comunicar com você, além da conversão de três famílias tártaras que vieram a ser batizadas nesta cidade, a quem Sua Santidade recebeu com lágrimas nos olhos e a catolização de um embaixador bispo para os gregos cismático

A urgência me obriga a concluir o presente, favorecido no momento, com a humilde alegação que desculpa a minha excessiva importunidade e que estou seguro de que acelerarei o meu regresso o máximo possível para pagar os serviços que lhe devo; Enquanto isso, permaneço, senhor, seu servo mais humilde e obediente

DEPÓSITO.

De Roma, 28 de fevereiro de 1608.

Endereço: Sr. de Comet, advogado no tribunal presidencial de Dax em Dax.

CRÉDITOS
AUTOR: VICENTE DE PAÚLO · ANO DE PUBLICAÇÃO ORIGINAL: 1972 · FONTE: OBRAS COMPLETAS DE SÃO VICENTE DE PAULO . 
TEMPO DE LEITURA ESTIMADO: 4 MINUTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário