Destaques

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

LECTIO DIVINA: SEGUNDA-FEIRA DA SEMANA XXVIII DO TEMPO COMUM

Romanos 1, 1-7
Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por chamamento divino, escolhido para o Evangelho que Deus tinha de antemão prometido pelos profetas nas Sagradas Escrituras, acerca de seu Filho, nascido, segundo a carne, da descendência de David, mas, segundo o Espírito que santifica, constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição de entre os mortos: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor. Por Ele recebemos a graça e a missão de apóstolo, a fim de levarmos todos os gentios a obedecerem à fé, para honra do seu nome, dos quais fazeis parte também vós, chamados por Jesus Cristo. A todos os que habitam em Roma, amados por Deus e chamados a serem santos, a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.


Compreender a Palavra
Paulo escreve aos cristãos que estão em Roma. Como é seu costume no início de cada carta ele apresenta-se e apresenta a razão deste contacto. Paulo é um apóstolo, não porque se tenha feito a si mesmo mas porque foi chamado, escolhido por Cristo. A sua missão é o evangelho. Recebeu o evangelho e tem como missão anunciá-lo para que seja conhecido por todos, pelos judeus e até pelos gentios, para que todos obedeçam à fé. O evangelho é Cristo, anunciado já pelos profetas como descendente de David, verdade bem conhecida dos cristãos de origem judaica. O próprio Jesus Cristo não se fez a si mesmo filho de Deus, foi pelo Espírito santificado e constituído Filho de Deus pelo poder da ressurreição de entre os mortos.

Meditar a Palavra
Pelas palavras de Paulo sentimo-nos interpelados a olhar para Cristo e a reconhecer nele aquele que, tendo sido prometido, anunciado desde sempre, descendente de David, santificado pelo Espírito e constituído como Filho na ressurreição. Dele nos vem a graça de ser o que somos, como crentes, cristãos e também nós filhos. Por ele, chamados a viver e a anunciar o evangelho fomos constituídos apóstolos para que a novidade da salvação realizada em Cristo, não fique só para nós, mas possam outros obedecer à fé. Este dinamismo missionário que vem de Cristo e que pelo evangelho passa por nós e alcança a todos, é o dinamismo da vida cristã e é uma graça concedida por Deus a cada cristão.

Rezar a Palavra
Faz-me entrar, Senhor, no dinamismo do evangelho que se recebe e se anuncia. A tua palavra tornada vida na ressurreição anime o meu coração para que também eu me torne apóstolos para todos os que, estando perto ou longe, carecem da palavra que fortifica a fé na obediência e nos faz a todos santos pela tua graça.

Compromisso
A minha vida precisa ser um evangelho vivo que fala a todos da graça que recebi de Cristo ressuscitado.

Evangelho: Lc 11, 29-32
Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».

Compreender a Palavra
Perante a multidão que cada vez é maior e se reúne à volta de Jesus, ele lembra aquele pedido feito anteriormente por alguns, para que lhes desse um sinal e aproveita para classificar esta geração “Esta geração é uma geração perversa…”. Pois esta geração é a que pede um sinal e Jesus afirma-lhes que não terão outro sinal senão o de Jonas. Qual é este sinal? A palavra anunciada pelo profeta e que levou os ninivitas à conversão. Jesus é maior do que Jonas e, portanto, a sua palavra maior do que a de Jonas. Se aqueles se converteram ao ouvir o profeta, esta geração deve converter-se ao ouvir Jesus. Na segunda parte do texto Jesus recorda que ouvir e converter-se é a atitude certa diante dele. Ele é mais do que Salomão e do que Jonas e, portanto não há outro sinal além da sua acção e da sua palavra.

Meditar a Palavra
Quero muitas vezes sinais extraordinários para acreditar em Jesus. Na sua palavra Ele deixa-me bem claro que não há nenhum sinal mais importante nem mais claro que a sua vida e a sua palavra. Escutar e converter-se é tudo quanto preciso de fazer para reconhecer que Ele é o Messias salvador. Em vez de ficar em expectativas estéreis que não levam a lado nenhum, devo empenhar-me em escutar a Palavra de Jesus e deixar que ela faça eco no meu coração e transforme a minha vida.

Rezar a Palavra
Tu és maior do que todos, Senhor. Em ti posso encontrar a palavra segura e a atitude certa para jogar a minha em boa direcção. Nem sempre penso que a tua palavra é caminho para a minha vida. Muitas vezes me aborreço a ler e a ouvir e, por isso, a tua palavra não chega a fazer nada em mim. Dá-me, Senhor, a capacidade de me render à tua voz e deixar instruir pelos teus ensinamentos para que me converta totalmente a Ti.

Compromisso
Vou fazer da palavra de Deus o meu livro quotidiano, no qual encontro as referências, os sinais, indicadores do meu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário