Destaques

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

LECTIO DIVINA: Estende a mão! (Lucas 6, 6-11)

“Num outro sábado Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Estava ali um homem que tinha a mão direita aleijada. Alguns mestres da Lei e alguns fariseus ficaram espiando Jesus com atenção para ver se ele ia curar alguém no sábado. Pois queriam arranjar algum motivo para o acusar de desobedecer à Lei. Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e por isso disse para o homem que tinha a mão aleijada:

— Levante-se e fique em pé aqui na frente.
O homem se levantou e ficou em pé. Então Jesus disse:
— Eu pergunto a vocês: o que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?
Jesus olhou para todos os que estavam em volta dele e disse para o homem:
— Estenda a mão!

O homem estendeu a mão, e ela sarou. Aí os mestres da Lei e os fariseus ficaram furiosos e começaram a conversar sobre o que poderiam fazer contra Jesus.”
Hoje nossa oração pode ser tão simples como “estender a mão”. Estender a mão e deixar que Jesus nos cure. Estender a mão significa abrir a mão para acolher; e estender a mão para ofertar.


Nossas mãos são os membros de nosso corpo que nos possibilitam agir, criar, produzir,…FAZER. Estender a mão na oração e deixar que Jesus nos cure:
- “O que é permitido fazer? O bem ou o mal? ” Em que as nossas mãos se ocupam? Em quem se ocupam?

Os fariseus ficaram preocupados com a Lei, com o que é licito ou não; e, com o tempo, quando é permitido realizar o bem. Na realidade agarram-se à Lei, como desculpa para justificar as suas segundas intenções: “espiar os outros e ter de que os acusar.  Olhar as ações dos outros e julgá-las levianamente traz consequências irreparáveis: um comentário pode colocar em questão a vida do outro, a permanência ou não no trabalho, a possibilidade de avançar ou não na carreira. Jesus conhece os pensamentos dos homens e pergunta aos fariseus, e esta pergunta ecoa em nós:

- “O que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?”
Essa questão, que pode parecer genérica, se transforma em uma questão concreta, prática: Nossa mão, no dia a dia, se estende para fazer o bem? Para salvar? Para defender a vida dos outros ou a nossa?

Hoje sou eu, é você, cada um de nós que se encontra de pé, na frente dessa palavra, e olhando, ao redor, para toda a situação e o contexto que nos envolve, as circunstâncias desconfortáveis de inverdades, incertezas e desencantos, Jesus nos pede:
-ESTENDE A MÃO!

Estende a sua mão. Mantenha essa atitude de oferta, de abertura, doação e serviço. Porque a lei da vida, a lei do bem, é a que prevalece. Só assim o ser humano pode sarar: estendendo a mão para o bem sem olhar a quem.

‘Estendendo a mão na oração, peço-te: Cura-me! Quero manter a mão estendida,…. Aqui na frente de Ti, no trabalho,….Quero ver-te na rua, na mão estendida do morador de rua,… na mão estendida do colega no trabalho,…na casa,…Onde estiver! SER A SUA MÃO ESTENDIDA!
Maria Eugenia Lloris Aguado, missionária da Fraternidade Missionária Verbum Dei

fonte: www.lectionautas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário