Destaques

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Carta do ex JMV e atual agente consular do Brasil na Espanha, Ivanildo Dantas ao Conselho Provincial das Filhas da Caridade

Madri, 22 de agosto de 2017.

Respeitável Conselho Provincial da Companhia das Filhas da Caridade do Recife,
A Jesus por Maria!!!

Permitam-me uma breve apresentação: o meu nome é Ivanildo Dantas, nasci no ano 1976 no bairro Paraíba da cidade de Caicó e sempre estive ligado à Capela de Nossa Senhora das Graças do Abrigo, formoso espaço onde as Filhas da Caridade prestam um valioso serviço à comunidade local. Fiz a Primeira Eucaristia e recebi o Santo Crisma na "Capelinha de Nossa Senhora das Graças do Abrigo", como costumamos dizer carinhosamente em Caicó. Também fui membro do grupo de jovens JUMAC (Juventude Marial Caiconse) do ano 1991 ao ano 2000; fui enviado pela Província do Recife para realizar um trabalho voluntário junto ao Secretariado Internacional da Juventude Mariana Vicentina aqui na cidade de Madri durante três anos (2000 a 2003). Sou formado em Direito no Brasil e na Espanha, resido atualmente na Espanha e trabalho como agente consular no Consulado-Geral do Brasil em Madri.


Como cristão, católico e vicentino convicto, gostaria de expressar com imensa satisfação que a presença das Filhas da Caridade no Abrigo Professor Gurgel de Caicó foi e continua sendo uma referência na minha caminhada cristã e, de maneira especial, no carisma que partilho com os demais membros da grande Família outrora fundada por São Vicente de Paulo. Contudo, a minha satisfação viu-se sacudida pelo profundo e triste pesar que senti ao ser informado de que, em decorrência de uma recente decisão tomada pelo Conselho Provincial do Recife, as estimadas irmãs do Abrigo deverão partir de Caicó no próximo mês de dezembro.

Com o intuito de compreender os motivos que levaram o Conselho a tomar tão drástica decisão, fui informado de que esta se fundamenta em dois motivos, a saber: primeiro, o número reduzido de Irmãs para o Serviço e segundo, a disponibilidade devida pelas Irmãs para uma necessidade mais urgente da Província.
Longe de querer questionar as razões consideradas pelo Conselho, gostaria de propor singelamente duas breves reflexões:

Primeiramente, como está escrito no Evangelho de São Lucas (Lc 10,2): "... A messe é grande, mas os operários são poucos. Rogai ao Senhor da messe que mande mais operários...". Sou ciente de que as vocações escasseiam nos dias atuais, mas considero humildemente que nada justifica encerrar uma bonita messe iniciada ano de 1951, nem mesmo a carência de tão essenciais operárias... Roguemos ao Senhor da messe que mande mais vocações para a Companhia das Filhas da Caridade sem haver a necessidade de abandonar uma valiosa obra que conta em sua longa trajetória com dois fatores inestimáveis: a abnegativa entrega das Irmãs ao povo caicoense e o amor recíproco sentido e declarado por ambos.

Em segundo lugar, desconheço a necessidade concreta e urgente apreciada pelo Conselho para tomar sua decisão e expresso de antemão o meus mais sinceros respeito e consideração. Contudo, peço humildemente que se leve em consideração também que a saída das Filhas da Caridade do Abrigo Professor Pedro Gurgel significaria uma grande perda para a comunidade cristã, especialmente para os idosos do Abrigo e para os diversos grupos da Família Vicentina de Caicó assessoradas pelas Irmãs; também constituiria uma perda de identidade para os cidadãos caicoenses de impossível restauração, pois as gerações passadas e presentes tiveram e têm a percepção de que as Irmãs são uma parte essencial na forma de ser e de compreender a nossa cidade. A ausência das Filhas da Caridade no Abrigo seria o equivalente ao desmoronamento de um dos pilares fundamentais nessa grande e bela obra tão amada e admirada pelos caicoenses, especialmente pela Comunidade do Bairro Paraíba.

Em face do exposto, peço encarecidamente ao Conselho para reconsiderar sua decisão e permitir que as Irmãs continuem realizando sua bonita missão em prol dos mais necessitados no Abrigo de Caicó, dando seu apreciado testemunho de amor e de caridade junto aos mais carentes, conforme a maravilhosa Missão que lhes foi encomendada por São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac.
Confiante em vossa compreensão, recebam os meus mais sinceros cumprimentos.

Ivanildo Dantas










Nenhum comentário:

Postar um comentário