sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A SINDRÔME DE PETER PAN

SINDROME DE PETER PAN
Foto da Série “Kidults” de Marcin Cecko
Se você fizer uma pesquisa, aí mesmo no seu ambiente familiar, verá que, aos 20-25 anos de idade, seus pais, provavelmente, já estavam fora de casa, desbravando o mundo com muitas responsabilidades nas costas. Mas nossa geração não é assim.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de jovens que decidem não deixar a casa dos pais aumentou cerca de 24% nos últimos 10 anos. É a chamada ‘Geração canguru’. Outro fenômeno comum entre eles é o chamado jovem ‘nem-nem’, ou seja, nem estudam nem trabalham. De acordo com o último senso, o Brasil possui 9,6 milhões de jovens entre 15 e 19 anos que vivem nessa situação. Frank Furedi, professor da Universidade de Kent, diz que “há um grande número de jovens infantilizados” e nossa geração vai ser caracterizada por “homens e mulheres que ficarão ainda mais tempo na casa dos pais”.
Para falar mais sobre esse tema, o Destrave entrevistou Andreia Perroni, professora em semiótica da Universidade Anhembi Morumbi, que defendeu sua tese de doutorado com o tema da Adultescência.
“Este termo ‘adultescência’ foi cunhado por um jornalista britânico que identificou uma geração mergulhada num universo juvenil muito grande. São pessoas, entre 25 a 40 anos, que enfrentam uma dificuldade enorme de crescer e lidar com o fato de que estão ficando mais velhas. São pessoas que também possuem dificuldade de assumir compromissos sérios e permanecer muito tempo num mesmo emprego. Uma das principais características desses jovens é a permanência prolongada na casa dos pais, adiando demais a sua independência”, diz Andreia.
Além da especialista Andreia, o Destrave conversou com a psicóloga Luciane Oliveira; com o terapeuta clínico, Júlio César; com um homem de 40 anos, que mora com os pais e gosta de colecionar carrinhos, revistas de HQ e personagens de ficção científica. O Destrave também conversou com um grupo de jovens universitários que fizeram uma análise desta geração.
Você não pode perder!
- See more at: http://destrave.cancaonova.com/a-sindrome-de-peter-pan/#sthash.Yc9W0L4P.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário