Destaques

quinta-feira, 28 de março de 2013

Por que não comemos carne na sexta-feira da paixão?

A Igreja recomenda que, na Sexta-Feira Santa, os fiéis jejuem e se abstenham de carne. O sentido desta tradição leva os você a se unir ao sacrifício de Cristo. Fazemos um sacrifício para nos sentirmos mais unidos a Jesus, que na cruz realizou o sacrifício de sua vida por amor à humanidade e solidariedade aos pecadores.


Por que a carne? Porque é um alimento do qual, normalmente, todos comem regularmente. Não seria sacrifício abster-se de uma coisa da qual não gosta. O jejum e a abstinência da carne, além de nos conduzir á união com Jesus em sua experiência de sofrimento, tem ainda dois outros valores relacionados:

1º Revelam a superioridade da pessoa humana sobre as coisas; só podemos renunciar aos alimentos porque somos livres e senhores de nossos impulsos; não somos escravos das coisas.

2º Deixando de comer uma coisa de que gostamos, e ainda sentindo um pouco de fome, lembramo-nos de quem fica sem comer por não ter o necessário para sua subsistência, e nos sentimos impelidos a ajudá-los, repartindo com eles o que Deus nos deu.

A Igreja recomenda, ainda, que em toda sexta-feira do ano o Católico praticante faça uma penitência, que pode ser substituída por uma obra de caridade ou de piedade.

Fonte: redevida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário