Destaques

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Não sejamos rebeldes para com Deus


José estava em plena idade quando se casou com Maria. Foi sua obediência que fez com que Jesus se salvasse. O Evangelho segundo São Lucas (cf. Lc 1,39-56) narra a situação em que Maria, após o anúncio do anjo, vai para a casa de Isabel, sua prima. Só depois do nascimento de João e da quarentena da criança, é que ela volta para casa. Nesse tempo, Maria já estava com sinais claros de gravidez e José sabia que o filho não era dele. Mas, graças a Deus, um anjo veio em seu sonho para lhe dizer que – o que em Maria foi concebido – era obra do Espírito Santo. Veja como foi difícil para José acreditar e obedecer!


"Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda iniquidade", assegura monsenhor Jonas


Após o nascimento de Jesus, mais uma vez o anjo aparece em sonho para José, dizendo-lhe que voltasse para casa, pois aquele que queria matar o Menino já estava morto.

Onde está a nossa salvação, o nosso acerto? Onde está a salvação dos nossos? Na fé e na obediência. Infelizmente, carregamos esta consequência do pecado original: a rebeldia contra Deus. É só observar a rebeldia das crianças, que, desde pequenas, fazem o contrário do que queremos.

Na primeira Carta de São João está escrito: "Se dissermos que não temos pecado estamos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós" (1 Jo 1,8).

É uma coisa linda, porque Deus é misericórdia. Se reconhecermos os nossos pecados e os confessarmos, declararemos para nós mesmos e, se preciso, para os outros, que pecamos; e Deus está no ato do nosso reconhecimento. Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda iniquidade (mal que existe em nós e nos faz estar inclinados para o pecado).

São Paulo diz sentir como se houvesse dois homens dentro dele. Um, que quer fazer o bem; outro, que quer fazer o mal. Que beleza quando reconhecemos essa nossa má inclinação e dizemos, diante de Deus, que pecamos! O Senhor está ao nosso lado para perdoar os nossos pecados e nos libertar de toda a iniquidade.

São Francisco de Sales tinha um gênio terrível: era irascível, colérico, orgulhoso, soberbo. Desde menino tinha um gênio forte; mas foi na luta constante que ele e muitos outros santos chegaram à santidade. Meus irmãos, é lutando contra o pecado que nos santificamos. Essa é a máxima obediência e a maior fé, pois acreditamos que ֪– quando nos reconhecemos pecadores e nos manifestamos –, somos perdoados, pois Deus é misericordioso.

Jesus já pagou por nossos pecados. Por isso, temos, no céu, uma soma infinita de perdão e misericórdia; mas o problema é que nós não admitimos os nossos pecados.

Oremos juntos: "Deus, dá-nos a graça de, nesse dia, acertarmos as nossas contas. Somos desobedientes, rebeldes, não reconhecemos os nossos pecados. E não querendo manifestá-los diante do Senhor, enganamo-nos e tentamos enganá-Lo. Mas, hoje, estamos sendo advertidos disso. Quero reconhecer, sinceramente, os meus pecados. Pai, arranca a minha rebeldia, a minha desobediência. Faça de mim uma pessoa de fé. Amém".

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário