Destaques

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dia Mundial das Missões

“Ide pelo mundo inteiro e anuncie a Boa Nova a toda criatura”. Com estas palavras do Evangelho de Marcos (16, 15), Jesus, antes do seu retorno ao Pai, deixa para seus discípulos a missão de continuar fazendo o que Ele mesmo tinha começado, ou seja, a missão de anunciar o Evangelho. Mas, para quem estas palavras de Jesus são dirigidas? A missão de anunciar a Boa Nova tem endereço certo ou pessoa certa, na qual deve ouvir e anunciar o Evangelho?

Com o tema da V Conferência da CELAM, que aconteceu em Aparecida no ano de 2007, todo discípulo de Jesus é também missionário. As palavras que eram duas, “discípulos e missionários”, tornam-se apenas uma “discípulo-missionário”, levando-nos a constatação de que todo aquele que é discípulo de Jesus, é também missionário. Mas, como ser missionário de Jesus?

Aquele que faz um verdadeiro encontro pessoal com Jesus, não consegue – apesar de tudo – permanecer inerte a este encontro. Parte já para um discipulado, de seguimento, de postura, de identidade cristã.

Ou seja, vivendo uma identidade cristã de forma autêntica, isso já é missão, pois o discípulo começa a anunciar Jesus Cristo com a sua vida, antes mesmo de começar a falar de Jesus Cristo, pois fala com Jesus Cristo. Mas, como viver isso no mundo de hoje, muitas vezes tão confuso?

O verdadeiro cristão “discípulo-missionário” anuncia a Boa Nova do Evangelho até mesmo quando não pode falar, pois são a sua postura, suas escolhas, seu modo de pensar e agir que falarão. O cristão não é apenas aquele que vai a uma missa, mas é, principalmente, aquele que vive a missão depois da missa.

Porém, seria muito pouco se a Igreja permanecesse apenas no testemunho vivido e não tivesse também a experiência do anúncio explícito da fé em Jesus Cristo. Por isso, o chamado ‘Dia Mundial das Missões’, que conscientiza os chamados cristãos à necessidade de um anúncio explícito da fé, recheado com o anúncio vivido no dia-a-dia. E o que é o Dia Mundial das Missões?


Arquivo

Este Dia é celebrado no mundo inteiro, por determinação do Papa, que envia na ocasião uma mensagem a todos os fiéis. Esta celebração é acompanhada de uma coleta pelas obras de evangelização e especialmente pelas necessidades das igrejas mais carentes do mundo. Todos os países, também os mais pobres, dão a sua contribuição para este fundo de caridade que é a expressão mais concreta da verdadeira comunhão e participação entre todos os povos. Todas as contribuições confluem em um único fundo, que no mês de maio é repartido conforme as necessidades de cada país.

A Canção Nova, juntamente com toda a Igreja precisa de missionários ativos e fieis à um chamado feito pelo próprio Jesus Cristo, “Ide pelo mundo inteiro e anuncie a Boa Nova a toda criatura”.

Por isso, quando você ajuda sua paróquia com o dizimo, as obras de caridade, a Igreja como um todo, você também se torna um missionário, que sem sair de casa, colabora com tantos irmãos e irmãs que deixam tudo para se lançarem na missão de evangelizar. Faça parte da barca de Jesus, para que todos nos tornemos pescadores de homens.

Deus abençoe!


Padre Anderson
Membro da Comunidade Canção Nova
blog.cancaonova.com/padreanderson

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário