Destaques

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Sua Vida Conduzida Pelo Espírito Santo!

Por Padre Luizinho no dia mai 21st, 2012 sobre SeminariodeDons, Seminariodevida.
Vejamos o que São Paulo, mestre na vida no Espírito nos fala em Gálatas 5, 16- 25: “Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o que deseja uma vida carnal. Pois o que a carne deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a carne: são o oposto um do outro, e por isso nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer. Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei” (Gl 5,1-18).
“Exatamente porque há uma oposição entre a carne e o Espírito, também para entendermos essa oposição entre os desejos do nosso corpo (Carne) e os desejos e aspirações do nosso espírito, que deseja a vida divina algo muito maior, lembra daquela passagem onde Jesus diz: “O espírito esta pronto, mas a carne é fraca”. Jesus é o homem pleno do Espírito Santo, pois Ele o tinha em plenitude, por isso, em tudo fez a Vontade do Pai.


“São bem conhecidas às obras da carne: imoralidade sexual, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como, aliás, já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus. O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não existe lei. Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito” (Gl 5,19-25).
“Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas” (Jo 3,34). A Vida Nova que recebemos de Cristo Jesus é o primeiro Fruto do Espírito Santo! Então eu preciso decidir viver na carne ou viver no Espírito? Conduzido, “adestrado”, formado pela ação do espírito Santo de Deus que tem como missão santificar e formar Cristo em nós, imagem do homem perfeito.
“Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho, eis que tudo se faz novo” (II Cor 5,17). É isso que acontece com quem decide viver no Espírito, vai substituindo as obras da carne pelas obras do Espírito santo.
Este é um itinerário de espiritualidade, de relacionamento com Deus em Jesus Cristo no poder do Espírito Santo. É o Querigma, que a Igreja usa desde seus inícios. Depois de ter tido a experiência do Amor de Deus, o encontro pessoal com Jesus Ressuscitado, uma mudança interior em relação ao pecado e ao Senhorio de Jesus, eu preciso fazer uma escolha: viver na carne ou viver no Espírito? O batismo no Espírito Santo me capacita para ser uma nova criatura, isso é caminho de santidade.
Os frutos da carta de São Paulo aos Gálatas cap. 5, 19: Ele fala de carne e espírito. A palavra carne é usada num sentido negativo; Paulo também explicou o que significa ‘mundo’, usado pela bíblia como coisa negativa, tudo que se opõe a Deus.
E o sentido que ele usa a palavra ‘carne’ de forma negativa: ‘As obras da carne: imoralidade sexual, impureza, contenda, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como, aliás, já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus‘.
Pode já ter acontecido que já tenhamos produzido tais frutos: ou ficamos abatidos, chateados, dizendo ‘como sou mau’, e fico bloqueado, e não caminho. A quem eventualmente possa ter feito toda essa ladainha da carta aos Gálatas, eu digo: levante a cabeça, e comece a produzir os frutos do Espírito. E a melhor coisa é saber que é possível viver no Espírito para a santidade!
É necessária, num caminho de conversão e de frutos, a decisão; é necessário fazer uma escolha. Mesmo que neste caminho, neste ideal que eu escolhi eu caia. Mas nesta escolha eu posso levantar. Se eu sou de Deus, se minha vida é patrimônio de Deus, eu vou caminhar e continuar a minha estrada. Vou ‘recomeçar’.
Quando eu falo de escolher, decidir, buscar um rumo, um ideal, onde está o problema? Muitas vezes você decide: passa depressa do sentimento para a ação – dá um salto, perdendo totalmente o controle. Logo após eu ponho a mão na cabeça e peço perdão porque agi sem pensar.
Algo muito simples que quero passar para vocês, que nos ajuda a buscar o rumo da nossa vida. Temos no ato humano, quatro formas de trabalhar o nosso agir: Sentir, pensar, querer, agir.
Se você quer viver, você não pode decidir agir, somente pelo sentimento, esse é o desastre na vida das pessoas. Isso não é vantagem no ser homem ou mulher. Não é vantagem em falar que é franco que tudo vem em sua cabeça, é como um animal – cutucou, deu coice! Aí está o desastre do nosso mundo!

“… o fruto do Espírito Santo é a caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gl 5,22-23).

O Fruto Verdadeiro - fruto do Espírito Santo que nos dá todas as características de Jesus, da vida de Cristo. Parece bom e é bom para a vida de santificação.
O Fruto Artificial ou Falso - tem o mesmo formato, isto é, semelhante ao verdadeiro, mas não vem do Espírito Santo e sim dos conceitos do mundo que me formou durante muito tempo. Parece bom, mas não é verdadeiro.
O Fruto Podre - tem as características da “carne”, tem as qualidades dos pecados capitais. Parece ruim e é ruim.
Amor: É o primeiro fruto que aparece na lista de São Paulo, mas, não porque há uma hierarquia dos frutos, mas que providencialmente o amor aparece no topo da lista porque de fato, sem o amor todos os outros frutos deixariam de existir;
Alegria: Este fruto nasce da intimidade com Deus e convivência com os irmãos, pois ninguém é alegre e feliz sozinho, isolado no seu mundo. Ela independe das condições externas favoráveis ou não, ela brota da alma que confia que Deus esta no controle de tudo;
Paz: Em hebraico a palavra paz é a tradução da palavra SHALOM, também muito conhecida em nosso vocabulário. A paz é conhecida ainda como “PACISCI” que significa travar uma conversa, negociar, fazer as pazes. Ela é indispensável nos relacionamentos. Não é ausência de guerra, mas paz completa, da consciência, da alma e daí para vida pratica;
Longaminidade: A pessoa que tem um ânimo longo, duradouro, sem considerar as circunstâncias. Ser perseverante, paciente, tardio para irar-se ou para o desespero;
Benignidade: Em grego se escreve “makrothymia”. Este fruto é uma característica forte do nosso Deus. Ele não se deixa vencer em generosidade mesmo quando não merecemos. Também produz outro fruto que é a paciência. Uma pessoa paciente tem sempre como pano de fundo a benignidade.
Bondade: A bondade é a tradução da palavra grega CHRESTOTES que significa honorabilidade e eficiência que produz em nós gentileza e suavidade. (capacidade de ser suave). Dom Bosco dizia que, uma pessoa boa é aquela que pensa bem do outro, fala bem do outro e quer o bem do outro. É uma espécie de virtude do bem indispensável para produzir frutos bons em nós;
Fidelidade: A palavra fidelidade também é conhecida como PISTIS que traduz a palavra fé e confiança. Não se refere necessariamente a ter fé em Deus, mas sim a atitude de julgar capaz de ter confiança a toda prova;
Amabilidade: Uma pessoa amável é aquela capaz de agir com mansidão diante de situações que normalmente nos impulsiona a agressividade. É a capacidade de ser sereno e calmo diante do agressor e dar resposta diferente com amor e com serenidade a ponto de desconcertar o ato de agressão e rudez daquele momento. Em uma fração de segundos, uma pessoa amável busca o seu equilíbrio, pois ela sabe quem é e de que é capaz, por isto ela dialoga rapidamente com os frutos do Espírito Santo que também está nela e ali ela decide estar no centro, ponto cujo amor acontece;
Autodomínio: Em grego a palavra “ENKRATEIA” firma o significado da palavra abstinência que é o caminho que se pode chegar ao autodomínio de si próprio. Em outras palavras podemos dizer que o autodomínio é a virtude de alguém que possuí domínio e poder sobre algo, mas sobre tudo sobre si mesmo.
Salette Ferreira no programa amor maior: “Direções” para uma Vida Nova:
Oração: Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho! Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como eu devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como eu devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação. Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós. Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração. Cardeal Verdier
Você se deixa conduzir pelo Espírito santo? Clique em comentários e dexe seus pedidos de oração.
Vinde Espírito Santo e daí-nos Vida Nova!!!
Padre Luizinho, Com. Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário