Destaques

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

YOUCAT: Catecismo Jovem #Fé e Igreja

Ninguém pode crer só para si mesmo, como também ninguém consegue viver só para si mesmo. Recebemos a fé da Igreja e vivemo-la em comunhão com todas as pessoas com quem partilhamos a nossa fé.

A fé é aquilo que a pessoa tem de mais pessoal, mas não é um assunto privado. Quem deseja crer tem de poder dizer tanto “eu” como “nós”, pois uma fé que não possa ser partilhada e comunicada seria irracional.
Cada crente dá o seu consentimento ao Credo da Igreja. Dela recebeu a fé. Foi ela que, ao longo dos séculos, lhe transmitiu a fé, a guardou de adulterações e a clarificou constantemente.

 Crer é, portanto, tomar parte numa convicção comum. A fé dos outros transporta-me como também o fogo da minha fé incendeia os outros e os fortalece. O “eu” e o “nós” da fé remetem-nos para dois símbolos da Igreja, pronunciados na Liturgia: o Símbolo dos Apóstolos, que começa com “eu creio”, Credo; e o grande símbolo Niceno-Constantinopolitano, que, na sua forma original, começava com credimus (“nós cremos”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário