Destaques

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

YOUCAT: Catecismo Jovem #Justificação

 
Os cristãos creem que são redimidos por Deus, que para tal enviou Seu Filho, Jesus Cristo ao mundo. Desta forma, nenhuma pessoa se pode redimir a si mesma. A redenção significa, para nós, que somos libertados pelo Espirito Santo do poder do pecado e que, uma vez retirados do âmbito da morte, reencontramos uma vida sem fim, uma vida na presença de Deus.
O pecado não pode ter existência perante Deus, que no fundo é justiça e bondade. Se o pecado para nada serve, que acontece com o pecador? No seu amor Deus encontrou um caminho no qual Ele extermina o pecado, mas salva o pecador. Ele torna-o novamente correto, isto é, justo. Por isso, a redenção foi designada, desde muito cedo, por justificação. De fato, não nos tornamos justos pela própria força; o ser humano não consegue perdoar a si mesmo o seu pecado, nem se consegue arrancar a si mesmo da morte. Portanto, Deus tem de agir em nós, e por misericórdia, não porque o merecemos. Deus concede-nos pelo Batismo “a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo” (Rm 3, 22). Pelo Espírito Santo, que foi derramado nos nossos corações, somos assumidos no interior da morte e da ressureição de Cristo – morremos para o pecado e nascemos para uma vida nova em Deus.  [337]

Fonte: http://catecismojovem.blogspot.com/

5 comentários:

  1. Oi! Já fui JMV, mas depois que comecei a ler a Bíblia e li toda, sai e hoje tenho dúvidas. Atualmente estou confuso, penso seriamente em seguir como evangélico, porque vi tantas coisas, tantas passagens em versículos que nos manda fazer algo e não fazemos. Ai nesse texto fala que o Espírito foi derramado no coração, como se nem somos capazes de falar em línguas como aconteceu em Atos 2.
    Tire minhas dúvidas, por obséquio.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário.
    O Espírito Santo pode ser derramado em nosso coração, mas isso não quer dizer necessariamente que precisamos "orar em linguas como aconteceu em Atos 2".
    O Espírito Santo é derramado em nosso coração, a partir do momento em que nos permitimos a essa graça divina, abrindo nosso coração, retirando as "impurezas".
    A religião católica é subdividida em duas espiritualidades: Tradicional e Carismática.
    - Tradicional: É a subdivisão que a JMV faz parte (não tem oração em linguas)
    - Carismática: É onde ocorre a oração em línguas (como em Atos 2).
    A JMV por pertencer a espiritualidade tradicional, não ora em línguas.
    São duas espitirualidades "diferentes", porém, segue o mesmo Deus por intercessão de Maria Santíssima, tendo-A como exemplo de vida.

    ResponderExcluir
  3. Huum... mais claro agora! Mas tenho outra dúvida quanto a isso, Maria foi um exemplo de jovem, admirável, escolhida de Deus. Mas depois de Jesus, ela casou e teve seus outros filhos. Passou a ter uma vida ''normal'', a Bíblia nos diz que ninguém vai ao Pai se não pelo filho, como posso pedir intercessão a maria, se ela já morreu e espera o dia da vinda de Cristo igualmente nós?

    ResponderExcluir
  4. Estou de férias do meu trabalho, e cada dia mais estou lendo a Bíblia. Antes só lia textos Bíblicos quando recebia o folheto da missa, agora leio todos os dias! e outra coisa que me inquieta que meus padres nunca falaram na liturgia são passagens como essas: "Nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar." Isaías 45.20 // "Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeia.,"Êxodo 20:4-5
    Começando a me questionar: ''Se só Deus pode dar, por que não pedir diretamente a Ele''?

    ResponderExcluir
  5. Oi, pessoal!
    Ainda esperando que vocês me tirem as últimas dúvidas.
    Abraço.

    ResponderExcluir