Destaques

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SÃO VICENTE DE PAULO

O patrono das obras de caridade da Igreja


 
São Vicente de Paulo nasceu no dia 24 de abril de 1581, na aldeia Pouy, sul da França. Foi o terceiro filho do casal João de Paulo e Bertranda de Moras, camponeses que cultivavam a fé católica.

Desde muito jovem ele destacou-se por sua inteligência, com isso, o pai de Vicente, aconselhado pelo vigário da cidade de Dax, o colocou em um colégio religioso. Seguindo o desejo de seu, de ter um filho sacerdote, ao completar os estudos básicos ele foi para a Universidade de Toulouse, onde realizou seus estudos teológicos e, em 23 de setembro de 1600, foi ordenado sacerdote.

Em 1605, quando voltava de uma viagem a Marselha, o navio onde estava foi saqueado por piratas turcos, padre Vicente sobreviveu ao ataque, mas foi feito prisioneiro e vendido como escravo. Um de seus donos era um fazendeiro, que, por medo da escravidão, renegara o Catolicismo e se convertera ao Islamismo. Após algum tempo com esse santo, esse homem se comoveu com suas pregações e lhe propôs que fugisse para França, onde esse fazendeiro viria a converter-se e ser admitido em um mosteiro. E padre Vicente, após peregrinar pela França, foi indicado por padre Bérulle, bispo de Paris, como vigário de Clichy.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário