
É um grande apelo à conversão! O Senhor sabe que somos assim: ouvimos, nos emocionamos, ficamos até abalados, e depois tudo passa. Mas agora o apelo é urgente! O Senhor quer salvar os Seus filhos! Quer trazê-los de volta! Pois o dia do Senhor está próximo!
Antes que Ele venha, antes que Ele seja obrigado a separar as águas; antes que Ele venha para separar o joio do trigo, Ele quer trazer os Seus filhos de volta! Por isso está investindo o melhor que Ele tem. Ele está derramando Seu Espírito Santo [sobre nós], Ele está fazendo com que os dons do Espírito Santo se realizem de maneira concreta, palpável, visível! Ele está nos levando à coragem apostólica! À ousadia na evangelização! Ele está nos conduzindo ao dom de “parresia”!
Eis o que diz a profecia de Joel: “Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias, derramarei também o meu espírito sobre os escravos e as escravas” (Jl 3,1-2).
Tudo isso está acontecendo! É um derramamento do Espírito Santo com prodígios, com sinais, com milagres. É um derramamento com abundância de prodígios: "Vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões". São os nossos filhos e filhas, nossos pais e avós, são os que vivem conosco.
Nossos filhos e filhas, nossos jovens serão profetas. O Senhor vai fazer prodígios! Já estamos vendo os sinais! A profecia de Joel mostra também sangue, fogo e colunas de fumaça: "O sol converter-se-à em trevas e a lua, em sangue, ao se aproximar o grandioso e temível dia do Senhor. Mas todo o que invocar o nome do Senhor será salvo, porque, sobre o monte Sião e em Jerusalém, haverá UM RESTO, como o Senhor disse, e entre OS SOBREVIVENTES estarão os que o Senhor tiver chamado" (cf. Jl 3,4-5).
O Senhor está reunindo os sobreviventes, aqueles que Ele escolheu e reservou para si. É o tempo da MISERICÓRDIA ao aproximar-se o “dia do Senhor”. É uma maravilhosa promessa: "Mas TODO O QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR SERÁ SALVO, porque, sobre o monte Sião e em Jerusalém, HAVERÁ UM RESTO, como o Senhor disse; e entre OS SOBREVIVENTES estarão os que o Senhor tiver chamado" (Jl 3,5).
Todas estas maravilhosas promessas do derramamento do Espírito Santo estão ligadas à vinda do Senhor. Está claro: o Senhor promete derramar o Seu Espírito antes da Sua vinda e por causa da Sua vinda!
Por que o Senhor derrama o Seu Espírito? Porque a Sua vinda está próxima! E por que Ele quer que usemos os dons do Seu Espírito? Para trazer de volta todos os Seus filhos.
(Trecho extraído do livro "Reinflama o Carisma" de monsenhor Jonas Abib)
Fonte: Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário