Idosos durante refeição no abrigo Juvino Barreto |
Há alguns anos o abrigo Juvino Barreto vem passando por uma série de dificuldades. A atual gestão elaborou um dossiê que revela o uso indevido de 72 mil reais de reservas financeiras e dívidas que passam dos 206 mil reais herdadas da época em que o abrigo esteve sob intervenção administrativa.
No abrigo Juvino Barreto vivem 52 homens e 83 mulheres (135 no total). Atualmente, sem convênio algum com a prefeitura ou com o governo do estado, a instituição vive de doações. Logo na entrada o apelo pelos materiais mais urgentes.
- Estamos precisando atualmente de frutas, verduras, material de uso pessoal para os idosos, hidratantes,desodorantes e perfumes- relata Maria da Luz, técnica de enfermagem.
- Aqui falta muita mistura, falta muita verdura, fruta. Tem assim mais ou menos o grosso, mas o principal mesmo é a mistura – conta Antônio Madalena de Melo, moradora do Juvino.
A enfermaria feminina ainda espera a conclusão da reforma que começou em outubro de 2010 e parou dois meses depois. Na obra o piso foi trocado, mas segundo a atual diretoria, o ideal seria colocar divisórias para dar privacidade a cada idosa. Por causa da demora as senhoras que se acomodavam nesta ala, agora dividem espaço com outras anciãs, são 23 onde deveriam estar apenas 13. Na ala masculina há dois meses não há lampadas e o corredor fica no escuro todas as noites, e na sala de enfermagem os problemas são ainda mais preocupantes.
- Luvas, gazes, ataduras,pomadas que é de uso pessoal, até para evitar escaras. Mas o fundamental, por exemplo o óleo de girassol que evita a escara, isso é uma coisa que raramente tem, raramente a gente recebe doação por ser um produto caro. Temos um quantidade insuficiente, para a quantidade de curativos que temos- afirma Joseane Lima, técnica de enfermagem.
Assista a reportagem clicando: http://in360.globo.com/rn/noticias.php?id=8495
Fonte: in360.globo.com/rn
Do blog:
Existem várias formas de você ajudar:
- Se você está distante e não tem como entregar sua doação, contribua por meio de depósito bancário:
Banco do Brasil
Agencia: 2870-3
Conta corrente: 53260
"SOS Juvino Barreto"
- Outra alternativa, é só comparecer com as doações ao Instituto, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, nº 908 (próx. a sede do Corpo de bombeiros), Natal-RN, e procurar pela administração do abrigo.
- Se preferir, ligue para os números (84) 3220-1302 / (84) 3213-3509.
É o blog dos Vicentinos do Asfalto a serviço da caridade!
Vou mandar o link pro twitter.
ResponderExcluir