Destaques

terça-feira, 19 de setembro de 2017

FORMAÇÃO- CRESCIMENTO DAS INTOLERÂNCIAS

A sociedade está evoluindo num crescimento das intolerâncias

O desafio e o cuidado de evitar as intolerâncias presentes no dia a dia
O crescimento de intolerâncias, nos mais diversos âmbitos da vida, causa perplexidade ao desafiar os limites da civilidade. Esse fenômeno tem levado pessoas a fazerem “justiça com as próprias mãos”. Assim, cresce a violência, como atos de barbárie nas ruas, nos lares e em tantos outros ambientes. Medo e pânico: a qualquer momento, tudo pode acontecer. Por mais aparelhada, a segurança pública parece não ser suficiente para manter a civilidade e a paz. Os investimentos na educação é que são urgentes para mitigar a violência gerada pelo crescimento de desigualdades e dinâmicas irracionais.
Nesse sentido, o conjunto de fatores que produzem intolerâncias merece análises e reflexões, com a ajuda de especialistas nas diferentes áreas do saber. É preciso encontrar a solução para a escalada da intolerância, mal que faz crescer a loucura da desconfiança – todo mundo se arma contra tudo e todos.

Sou intolerante?
É difícil reconhecer, mas a intolerância costuma residir até mesmo no ato simples de, cegamente, fixar-se na defesa e convicção das próprias compreensões, desconsiderando 
perspectivas divergentes. Essa postura aprisiona o ser humano na rigidez e o incapacita para a participação em diálogos construtivos. Situação preocupante por comprometer o alcance de entendimentos, a competência para preservar a paz, o bem comum e o que, de fato, possa garantir a promoção e o desenvolvimento integral em benefício de todos.
A irracionalidade da rigidez contamina representantes do povo que, na tarefa de zelar pelo bem comum, apropriam-se do patrimônio coletivo em benefício próprio. Revela-se também nas pessoas que buscam apenas o usufruto egoísta de benesses. Manifesta-se ainda naqueles que, no exercício das próprias responsabilidades, limitam-se a fazer o mínimo necessário, um jeito simplório de vivenciar a cidadania. Percebe-se, assim, que a irracionalidade da rigidez é verdadeira prisão. Nesse sentido, é possível afirmar que a intolerância brota da incompetência para exercer o dom da liberdade.
A vivência da liberdade garante a cada pessoa a oportunidade de participar de diferentes processos importantes da vida social. Mas, para isso, exige do cidadão a capacidade para a leitura generosa e solidária das relações humanas, do inegociável respeito à liberdade dos outros. Essa competência inclui o sentido de respeito a outras pessoas, aos valores, à história e às instituições.
Faça a sua parte
Na raiz das intolerâncias está a pobreza humanística que compromete a cidadania e o dom da liberdade. Um grave problema causado pelo desrespeito – fonte de loucuras que precipitam o conjunto da sociedade na delinquência, nas irracionalidades. Nessa perigosa direção, cada um se elege, tranquilamente, como sendo parâmetro das definições, das escolhas e das opções. O resultado é um quadro insano onde ninguém abre mão da própria opinião. A estreiteza de horizontes instala na sociedade um “bate cabeça”, desvinculando-a do compromisso de ser ambiente da cidadania solidária. Em vez disso, instala-se um cenário infernal de intolerâncias.
Para alcançar a paz social, cada cidadão precisa contribuir significativamente no desenvolvimento e manutenção da cultura do encontro, que pressupõe a convivência harmoniosa entre pessoas diferentes. O passo primeiro é cada um estar aberto ao diálogo, para a construção de entendimentos livres de preconceitos. Eis o caminho mais acertado para combater as muitas formas de intolerância e promover o respeito aos direitos e à dignidade de cada pessoa.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
O Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália).
http://www.arquidiocesebh.org.br
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário