terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

YOUCAT: Catecismo Jovem #Amor


“O amor é uma virtude maravilhosa. Ele é simultaneamente o meio e o fim, o movimento e a meta, o caminho que leva a si mesmo.” [São Francisco de Sales] O amor é a força com que nos entregamos a Deus, este Deus que nos amou por primeiro, e somente através deste amor que conseguimos acolher os nossos irmãos, aqueles que necessitam de nossa caridade e amor.

Jesus colocou o amor acima de todos os mandamentos então podemos compreender que “O amor é, portanto, a maior de todas as energias, aquela que anima e aperfeiçoa todas as outras forças com a vida divina.” [YouCat 309] Através do amor é que conseguimos viver neste mundo, a procura do céu nossa morada eterna.
“O amor do próximo, radicado no amor de Deus, é um dever antes de mais para cada um dos fiéis, mas é o também para a comunidade eclesial inteira, e isto a todos os seus níveis: desde a comunidade local passando pela Igreja particular até à Igreja universal na sua globalidade. A Igreja também enquanto comunidade deve praticar o amor. Consequência disto é que o amor tem necessidade também de organização enquanto pressuposto para um serviço comunitário ordenado. A consciência de tal dever teve relevância constitutiva na Igreja desde os seus inícios: ‘Todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum. Vendiam terras e outros bens e distribuíam o dinheiro por todos de acordo com as necessidades de cada um.’(At 2, 44-45).” [BENTO XVI Carta encíclica Deus Caritas Est – 25.12.2005]

Nenhum comentário:

Postar um comentário