Destaques

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Momento Provincia do Recife - PE


O gosto e o gesto de ser um Jovem Marial Vicentino

 
Abraçar a vida de membro da Juventude Marial Vicentina é, antes de mais nada, um ato de ousadia. Não ousadia por ser algo que apresente risco ou algo que afronte leis. Mas ousadia por ir de encontro aos efeitos da pós-modernidade, quando se acompanha uma sociedade cada vez mais imersa na individualidade, na indiferença ao Ser, na primazia à imagem, na avalanche de informações, entre outros.
É nesta perspectiva de estar a par da realidade social que o mundo atravessa que a JMV deve conduzir seus membros a viver uma vida com os olhos na realidade, mas com o coração alimentado pela obra e os ideais vicentinos. Eis um desafio. Contudo, a Associação precisa de que seus jovens sejam capazes de serem autores de gestos de amor: amor ao próximo, amor à sociedade, amor à liberdade, amor à Santíssima Virgem, amor profundo à própria JMV, pois quem ama de verdade a JMV pode se considerar incondicionalmente capaz de ser dono gestos de amor.
Também, é preciso que o jovem sinta gosto em vestir a camisa da Associação e seja personagem e agente da transformação social. A vida de “Amar Cristo no Pobre” só terá sentido se o jovem souber o gosto que tem o serviço sem interesse, sendo o único interesse a prática da caridade. Para tanto, é importante ainda que o jovem exercite constantemente sua vida de oração, sendo esta a ponte entre o humano e o divino.
Enfim, a JMV precisa ser a casa espiritual do jovem. Aquela casa em que todos os móveis estão nos lugares certos, limpinha, com a pintura conservada, com o conforto necessário. O ato de abraçar a Juventude Marial Vicentina é um ato de fazer um convite a si mesmo para morar numa espécie de casinha simples, de uma chácara, que tem um pomar farto de frutos, frutos doces e amargos, mas sempre frutos. Frutos que só deixam ser alcançados pelos que ousam ter o gesto de ir buscá-lo, e o gosto de mordê-lo. Mordê-lo e sorrir.





Wagner Marques
Vice-presidente da JMV Província do Recife
"Pela JMV, tudo!"

2 comentários:

  1. Um excelente texto. Considero uma reflexão muito rica. Parabéns pela produção.
    JMV até o fim.
    Yano Mederos (JMV Natal-RN)

    ResponderExcluir
  2. muito bom texto .
    Valeu Wagner esperamos contar mais vezes com as suas palavras JMV até o fim !

    ResponderExcluir