Destaques

sábado, 10 de dezembro de 2011

YOUCAT: Catecismo Jovem #Comunhão

No Tempo do Advento aumentamos a nossa fé, a nossa esperança e a nossa caridade. A fé ilumina os nossos caminhos para que não caíamos nas trilhas fáceis deste mundo, mas persistamos no caminho, por vezes, árido e sofrido do seguimento do Salvador. Caminho que ele disse ser ele mesmo e não outro. A esperança nos fortalece e anima, não nos deixa desfalecer mediante as dificuldades e tristezas que encontramos no seguimento de Cristo. A Caridade deve invadir-nos, revelando-nos o quanto somos AMADOS por DEUS e o quanto precisamos retribuir, este amor que recebemos, aos nossos irmãos.

Para tanto, " Deus quer a igreja, porque nos quer salvar não individualmente, mas em comunhão." [122] Não podemos mais ficar pensando que rezando sozinhos, vivendo o nosso mundinho espiritual, sem entrarmos em comunhão, estaremos realizando a vontade de Deus. Ele nos quer unidos, em comunhão com Ele e com os que Ele AMA. Neste sentido "a Celebração da Eucaristia é o cerne da comunhão cristã. Nela a Igreja torna-se Igreja." [211] Ao comungarmos o Corpo de Cristo entramos em comunhão com Ele e com os nossos irmãos, e como fez Madre Tereza, podemos também realizar. Ela ao se encaminhar para a missa encontrou um pobre mendigo e disse: Eis o meu altar!

O Catecismo Jovem afirma: "o cristão nunca pode ser individualista, porque o ser humano, está por natureza orientado para a comunhão." [321] Desde o nosso surgimento, enquanto humanidade, somos seres de comunhão, que se relacionam com a natureza, com a nossa espécie e com a demais e, sobretudo, se relaciona com Deus. Não há como pensar uma pessoa sozinha no mundo, cabe-nos melhor as palavras de São João da Cruz: "Se não tens medo de cair sozinho, como tens a pretensão de te levantares sozinho? Repara: dois podem mais que um só." [pg. 180]

Por estes dias, muitos são os momentos em que temos a oportunidade de vivermos e de entramos em comunhão com os nossos irmãos e com Deus, que irá surgir no meio de nós na forma de homem, "o Verbo Divino se fez Carne" (Jo 1, 14); Busquemos neste dias nos unirmos em #Comunhão com os nossos irmãos e familiares, pois, deste modo, participaremos, verdadeiramente, do AMOR de Deus.

"O próprio Deus em sua profundidade, é comunhão. No âmbito humano, a família é o protótipo da comunhão. A família é uma singular escola de vida carregada de significado... uma Igreja doméstica, cuja força e irradiação convida outros à comunhão da fé, do amor e da esperança."[368]

Fonte: http://catecismojovem.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário