Destaques

segunda-feira, 30 de abril de 2012

YOUCAT: Catecismo Jovem #Doação de órgãos

A doação de órgãos pode prolongar a vida do receptor ou elevar a sua qualidade de vida. Por isso, desde que o doador não seja forçado, ela é um autêntico serviço ao próximo. É preciso assegurar-se da vontade livre e consciente do doador durante o seu tempo de vida e de que ele não é morto com propósito de lhe serem tirados os órgãos. Existe a doação em vida, por exemplo, de sangue, de medula óssea ou de rim. 

A doação de órgãos de um cadáver, pressupõe uma segura declaração da morte e o consentimento do doador ou de seu representante. [391]“Amar uma pessoa significa dizer: Não morrerás!” – Gabriel Marcel

Fonte:  Catecismo Jovem 

Raflexão do dia: A Bagagem


Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão... 
A medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho, por pensar que são importantes.
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas, pesa demais, então você pode escolher: ficar sentado a beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem.

Frases de São Vicente


“Para as coisas de Deus, confio no meios humanos tanto como no diabo”.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Você não é louco de perder!

Contamos com sua presença para louvarmos a Deus nesse evento. Vai dizer que Ele não é digno do teu louvor no "Santana Fé"?
Essa festa é feita para jovens de todas as idades, portanto, chame seus parentes, seus amigos, seus vizinhos e venham todos juntos participar desse momento único.
Data: 01 de Maio.
Informações: 
Aldir: (84) 9970-9677
Eliedson: (84) 9662-1788
Inácio: (84) 9626-5489

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Reflexão do dia: "Cada dia conta"

Cada dia é uma oportunidade de tornar sua vida o que você quer que ela seja. Tudo é possível quando você trabalha para isso, um dia de cada vez. Pule um dia e você perderá uma chance. Tente fazer tudo ao mesmo tempo e você falhará.

Trabalhe constante e firmemente, dando importância a cada dia, e você atingirá suas metas. Hoje você tem a chance de crescer, de fazer um pouco mais do que você fez ontem, um pouco melhor, com um pouco mais de eficiência. 

Todo mundo pode fazer um pouco mais, aprender um pouco mais e crescer um pouco mais a cada dia. Logo, com um esforço consistente, esses “pedacinhos” se somam e se transformam em grandes 
realizações.

Há alguma coisa que você queira mudar? Hoje é o dia de começar a fazê-lo. Existe um cliente que você queira conquistar? Hoje é o dia de começar a fazer com que tudo isso aconteça. 

Você precisa perder peso? Hoje é o dia de começar a fazê-lo. Não na próxima segunda-feira ou no mês que vem: hoje. Você merece alcançar seus objetivos quanto antes. Controle o dia de hoje e você controlará sua vida

Encontro Latino Americano da Família Vicentina

Começou na última terça-feira (18), na cidade de Aparecida (SP), o VI Encontro Latino Americano da Família Vicentina.

Com o tema “Centrados em Cristo, vivamos o Carisma”, está acontecendo em Aparecida-SP, do dia 17 a 22 de abril de 2012, o VI Encontro Latino-Americano da Família Vicentina.
O encontro está sendo realizado nas dependências do Centro Redentorista de Espiritualidade, com a presença de mais de 150 vicentinos, que atuam em 16 países da América Latina, pertencentes aos mais diversos ramos da Família Vicentina: Associação Internacional da Caridade (AIC), Associação da Medalha Milagrosa (AMM), Congregação da Missão (CM), Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo (FC), Fráteres da Misericórdia (FNSMM), Irmãs de Gysegen, Juventude Mariana Vicentina (JMV), Missionários Leigos Vicentinos (MISEVI), Religiosos de São Vicente (RSV), Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), entre outros.

Entre os participantes, encontra-se Pe. Gregory Gay (Superior Geral da Congregação da Missão e da JMV, e 23º sucessor de São Vicente de Paulo).

A JMV está representada pelo presidente nacional da JMV Brasil, Bruno Mattos de Miranda, bem como por membros da JMV do Peru e do Equador.

O encerramento do VI Encontro Latino Americano da Família Vicentina, no dia 22 de abril, vai coincidir com a Romaria da Sociedade de São Vicente de Paulo e estão previstas algumas atividades em conjunto.

E você, que não está no encontro, pode acompanhar tudo ao vivo. O evento está sendo transmitido pela TV Ozanam, na web. Para assistir, basta digitar no seu navegador: ozanam.tv. Depois, clique no link de 'Participação ao vivo'. Você será direcionado para uma nova página. Marque a opção 'Entrar como convidado' e pronto!

Confira a programação do VI Encontro Latino-Americano da Família Vicentina:

17 de abril - Acolhida e Missa de Abertura
18 de abril - Realidade da América Latina - Mudança de Estruturas
19 de abril - A cooperação em Vicente de Paulo - Cooperação em Luisa de Marillac, Rosalie Rendu e Frederico Ozanam
20 de abril - Maria na espiritualidade Vicentina - Diálogo com Pe. Gregory Gay, Superior Geral
21 de abril - Participação da Família Vicentina na Via Sacra dos Pobres
22 de abril - Missa de encerramento junto com a Romaria da SSVP

Uma superstição moderna

A mídia nem sempre diz a verdade


Imagem de DestaqueJá é um lugar comum dizer que o homem moderno tem a mais entranhada desconfiança com relação às verdades escritas no Evangelho e aceita, com a mais passiva credulidade, o que vem publicado no jornal. Entretanto, ainda que tenha virado lugar comum tal julgamento, não deixa de ser salutar uma tentativa de aprofundá-lo, pois, muitas vezes, a verdade contida nos lugares comuns nos passa despercebida.
Se hoje tudo o que vem da Igreja é encarado, por pessoas supostamente cultas, com uma injustificada e preconceituosa suspeita, para o comum dos humanos as matérias dos jornais parecem caídas do céu. E com a maior "beatice" há quem tome pelos fatos mesmos aquilo que não passa de uma versão jornalística, construída sabe-se lá de que maneira e para atender a sabe-se lá quais interesses. Ainda que, no geral e na teoria, haja quem reclame da mídia, no particular e na prática é raríssimo encontrar quem veja as matérias jornalísticas com o indispensável olhar crítico. A "fetichização" do jornal é o resultado correspondente da alienação do leitor.

Mensagem do Papa Bento XVI

Diante dos perigos é preciso buscar Deus na oração, diz Papa


Da Redação, com Rádio Vaticano



Reuters
Bento XVI destacou a oração dos apóstolos Pedro e João após serem presos por anunciar a Cristo
Na Catequese desta quarta-feira, 18, o Papa Bento XVI retomou o tema da oração, abordando um texto dos Atos dos Apóstolos em que Pedro e João deixam o cárcere após terem sido presos por pregar o Evangelho (cf. Atos 4). Os dois encontram a comunidade, que unida, ouve o que aconteceu e começa a rezar. Esta comunidade não quis reagir ou se defender, nem adotar alguma medida especial, mas simplesmente rezar. E o fez numa oração unânime e concorde, pois “o vivido por um irmão é vivido por todos”.

“Sustentados pela oração, agregados e unidos assim como o Senhor no Getsêmani, eles confiavam na presença, na ajuda e na força de Deus", acrescentou o Papa.

Bento XVI destacou que os apóstolos leram a Escritura e receberam a luz do Ressuscitado, compreendendo sua própria história dentro do projeto divino. "A comunidade não quis ser imune do perigo, nem que os culpados fossem castigados, mas pediu coragem para anunciar a Palavra de Deus e que ele acompanhasse este anúncio com sua mão poderosa”, disse.

Atitude que, segundo o Santo Padre, deve encorajar os cristãos diante dos desafios. "O comportamento de fundo dos cristãos diante de perigos, dificuldades e ameaças, deve ser como o da primeira comunidade cristã, que não tenta elaborar estratégias para se defender, mas se coloca em contato com Deus na oração”.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI - Oração nos Atos dos Apóstolos - 18/04/2012

Por fim, Bento XVI explicou que depois de Pentecostes, o Espírito Santo guiou os passos da Igreja, mas Pentecostes não foi um evento isolado. Nos Atos dos Apóstolos, São Lucas narra outras intervenções do Espírito Santo em momentos difíceis da Igreja nascente.

Antes de conceder a benção apostólica, o Papa fez pequenos resumos de sua Catequese em vários idiomas. Em português, falou:

“Queridos irmãos e irmãs,

O capítulo quarto dos Atos dos Apóstolos mostra a Igreja nascente em oração unânime e concorde, depois de ouvir da boca de Pedro e de João as ameaças feitas pelo Sinédrio. Nas perseguições sofridas por causa de Jesus, a comunidade não se assusta nem se divide, mas permanece profundamente unida na oração. Não é só a oração de Pedro e de João, cujas vidas estiveram em perigo, mas de toda a comunidade, porque aquilo que os dois passaram não diz respeito só a eles, mas a toda a Igreja. E que pede a Deus a comunidade? Não pede o fim das provações nem o castigo dos perseguidores, mas a graça de poder anunciar a Palavra de Deus com toda a confiança.

No fim da oração, o Espírito Santo, que, entretanto lhes falara através da Sagrada Escritura, irrompe na casa e enche o coração de todos aqueles que invocaram o Senhor. Este é o fruto da oração unânime que a comunidade eleva a Deus: a efusão do Espírito Santo, dom do Ressuscitado que sustenta e guia o anúncio livre e corajoso da Boa Nova até aos confins do mundo.

Aos peregrinos de língua portuguesa, especialmente aos grupos vindos de Minas Gerais, as minhas boas-vindas a todos vós, com votos de que esta peregrinação a Roma seja ocasião para uma maior consciência e escuta do Espírito Santo, que vos fará fortes na fé e corajosos no testemunho cristão. Sobre vós e sobre a vossa casa e comunidade cristã, desça a minha Benção”.
Fonte: Canção Nova

Frases de São Vicente de Paulo

«Não sou daqui nem dali, mas de qualquer lugar onde Deus quer que esteja»

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Papa orienta sobre o uso do facebook

“As redes sociais como Facebook, entre outras, devem ser espaços de diálogo, mas também de cautela. Por uma questão de prudência, faz bem analisar criteriosamente as atualizações de status, saber o que comentar em fotos, ter o discernimento para escolher o que ‘curtir’ e o que não merece ser ‘curtido’, partilhar postagens que façam refletir ou sorrir, sem ferir a dignidade humana. O mais importante é que a comunicação seja, “não só uma troca de dados, mas também e cada vez mais, uma partilha”.

(Bento XVI)

Reflexão do dia: "O melhor está por vir"



Tudo que você fizer na sua vida faça com prazer. 
Fuja das situações onde você é obrigado a fazer alguma coisa somente para agradar essa ou aquela pessoa, porque no final das contas o grande prejudicado será você.

A mesma regra vale para o trabalho que você arrumou somente para não ficar desempregado, lógico que em tempos difíceis qualquer emprego é melhor que o desemprego, mas isso não significa que você deve aceitar e ficar de braços cruzados esperando por uma nova oportunidade, corra atrás de um novo emprego (na área que você deseja) enviando seu currículo para diversas empresas, conversando com amigos e principalmente, fazendo cursos na área deseja. 

Lembre-se esteja sempre preparado para o melhor.

Nos relacionamentos vale a mesma coisa, ficar por ficar, namorar por namorar, estar casado por estar é pura perda de tempo, por mais que uma das partes possa disfarçar e empurrar com a "barriga" a situação, uma hora a pessoa vai esquecer de representar e pronto! 
Se você vive gostando de quem não gosta de você, trabalha onde não suporta, estuda onde não consegue respirar, faz um curso porque pagaram pra você fazer, e almoça onde não quer, está na hora de virar a mesa e tomar decisões que levem em conta a sua maneira de ser, o seu jeito de viver e ser feliz. 

Por favor, respeite-se, adore-se, ame-se de verdade e pare de sofrer por antecipação. Ninguém pode fazer por você aquilo que só você sabe que precisa, que deseja e que espera da vida. 

A sorte está lançada, você tem duas opções: ficar parado e reclamando de braços cruzados, ou tomar as rédeas da vida e 
lutar para conquistar tudo o que você tem direito. 

Sofrimento: Um companheiro inseparavél

Há um mau modo e um bom modo de encarar o sofrimento

Imagem de DestaqueO sofrimento acompanha-nos, passo a passo, no caminho da vida. É um companheiro assíduo e inseparável: sofrimento físico, sofrimento moral, doença, decepção, frustração, perda...


O sofrimento pode ser um grande amigo ou um terrível inimigo, pois tem o poder de edificar ou destruir, de enriquecer ou despojar. Tudo depende de como o encaramos, do “sentido” que somos capazes de lhe dar. A sombra da cruz – do sofrimento e do sacrifício – faz-nos estremecer. Custa-nos entendê-la e, ainda mais, custa-nos aceitá-la. Por que o sofrimento? Por que o sacrifício?Todos nós já fizemos provavelmente essas perguntas, uma ou muitas vezes na vida. E todos sabemos que, quer perguntemos quer não, quer aceitemos a cruz ou nos revoltemos contra ela, continuará a fazer parte deste mundo e da vida de cada um de nós. Em nada nos ajuda fazer meras especulações sobre o sofrimento, baseadas em hipóteses irreais: “Se não existisse o sofrimento...”, “Deus não deveria permitir o sofrimento...”, “Se Deus é Pai, por que nos deixa sofrer?”...

Frases de São Vicente de Paulo

«Não sou daqui nem dali, mas de qualquer lugar onde Deus quer que esteja»

terça-feira, 17 de abril de 2012

Jesus entre nós

A fé em Cristo nos transforma

Imagem de DestaqueFazemos mais uma trajetória acompanhando o tempo da Páscoa. Uma das expressões que aparecem sempre no meio dos cristãos – quando lhes é dito: “O Senhor esteja convosco” – é: “Ele está no meio de nós!”. Isso é um fato de fé, que vai além dos conhecimentos simplesmente racionais e científicos. É a presença de Alguém que passou pela experiência da morte e agora está vivo.


Essa realidade da presença de Jesus Cristo foi provada e testemunhada pelos primeiros cristãos, pois o próprio Cristo comprovou Sua identidade de ressuscitado aparecendo para os diversos grupos reunidos em Seu nome. É o maior dado da fé, fundamentado nas palavras dos textos bíblicos, com destaque especial nos Atos dos Apóstolos e escritos do Novo Testamento.

No aniversário: conterrâneos do Papa o emocionam, no Vaticano

Mirticeli Medeiros
Da Redação



Radio Vaticana
Bento XVI recebe homenagem de delegação da Baviera, região onde nasceu Joseph Ratzinger
Após presidir a missa em ação de graças pelo seu aniversário, nesta segunda-feira, 16, o Papa Bento XVI dirigiu-se à Sala Clementina, no Pálácio Apostólico Vaticano, para assistir a uma apresentação em sua homenagem.

Uma delegação composta por 170 pessoas oriundas da Baviera, região onde Bento XVI nasceu, ofereceu ao Pontífice apresentações musicais e alguns presentes.

O Papa, que chegou a receber uma cesta com comídas típicas de sua região, demonstrou seu agradecimento através de um discurso, no qual afirmou estar 'comovido' diante de tantas expressões de afeto.

"Em todas estas etapas, que aqui estão presentes, existe sempre um pedacinho da minha vida, uma parte na qual eu vivi e lutei e que contribuiu para que eu me tornasse o que sou e como agora me encontro diante de vós, e como um dia deverei apresentar-me ao Senhor", disse emocionado.

Diante das danças típicas e músicas que marcaram a infância do jovem Ratzinger, Bento XVI mais uma vez expressou sua gratidão por aqueles que naquele momento o conduziram aos seus tempos de menino.

"O coração, que está repleto, pediria tantas palavras, ao mesmo tempo me limita, porque seria muito grande aquilo que teria a dizer. No fim, tudo se resume na única frase com a qual gostar de concluir: 'Vergelt’s Gott!'- Deus vos abençoe", ressaltou.

Homenagem do presidente da Itália

Giorgio Napolitano, presidente italiano, enviou, através de um telegrama, as felicitações a Bento XVI.

"Santidade,
Na feliz ocasião de seu aniversário, e na proximidade de seu 7º ano de Pontificado, desejo dirigir-lhe, em nome do povo italiano e em meu próprio nome, as mais calorosas e sinceras felicitações pela sua pessoa e pela fecunda execução do alto magistério ético e espiritual ao qual olham com esperança a nação italiana e toda a vasta comunidade católica".
Fonte: Canção Nova

Frases de São Vicente de Paulo

«Como ser cristão e ver o seu irmão aflito, sem chorar com ele! É permanecer sem caridade, é ser cristão de pintura, é não possuir nada de humanidade, é ser pior que os animais»

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Reflexão do dia: "As aparências enganam"

Sem maiores preocupações com o vestir, o médico conversava descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega e, de forma ríspida, pergunta:
- Vocês sabem onde está o médico do hospital?

Com tranquilidade o médico respondeu:
- Boa tarde, senhora! Em que posso ser útil?!

E a mulher, mal educada, respondeu:
- Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando pelo médico?

Mantendo-se calmo, contestou:
- Boa tarde, senhora! O médico sou eu, em que posso ajudá-la?!

- Como?! O senhor?! Com essa roupa?!...

- Ah! Senhora! Desculpe-me! Pensei que a senhora estivesse procurando um médico e não uma vestimenta...

- Oh! Desculpe doutor! Boa tarde! É que... Vestido assim, o senhor nem parece um médico...

- Veja bem as coisas como são - disse o médico - as vestes parecem não dizer muitas coisas, pois quando a vi chegar, tão bem vestida, pensei que a senhora fosse sorrir educadamente para todos e depois daria uma "boa tarde!"

Papa Bento XVI é o aniversariante do dia


Hoje dia 16 de Abril, o Papa Bento XVI comemora 83 anos de idade. Joseph Ratzinger nasceu em 16 de Abril de 1927, numa localidade chamada Marktl am Inn, diocese de Passau, na Alemanha.
Queremos desejar ao Santo Padre, um feliz aniversário  e  rogar a Deus para que ele ainda conte com muitos anos de vida, para que assim continue conduzindo a nossa Igreja.
Querido Papa Bento XVI, obrigado por ser nosso Pastor tão simples, justo e cheio de amor!
Dá-nos sua benção, Santo Padre!
Que o nosso Deus de amor o cubra de bênçãos!
Por Gláucia Lima

O lugar do cristão

Não existem portas fechadas que não possam ser superadas


Imagem de DestaqueO Cristianismo se espalhou a partir de um grupo de discípulos escolhidos por Jesus, cuja missão desafiadora era desproporcional às suas capacidades humanas. O ambiente judaico da época e o poder romano, que dominava o quadro cultural em que se encontravam, não lhes eram propícios para divulgarem a Boa Nova do Evangelho. No entanto, pessoas limitadas se puseram a falar de Jesus Cristo e a proclamar que Ele está vivo. A perseguição desencadeada nos anos que se sucederam provocou a chamada “diáspora”, dispersão que se revelou providencial, pois fez com que o Evangelho chegasse a rincões mais distantes. Até hoje, cada situação adversa é oportunidade – Kairós – aproveitado por Deus, para novas oportunidades para testemunhar o nome de Cristo. O resultado aí está, com a presença da Igreja em toda parte, malgrado todas as dificuldades encontradas no correr dos séculos.

Mensagem do Papa Bento XVI

Bento XVI explica sentido do Domingo para os cristãos

Mirticeli Medeiros
Da Redação



O Papa Bento XVI rezou neste domingo, 15, o tradicional Regina Coeli, antífona mariana recitada durante o tempo da Páscoa.

O Santo Padre concentrou o seu discurso na explicação sobre o Domingo, tido como 'Dia do Senhor' desde o evento da Ressurreição de Cristo, o qual teria acontecido no primeiro dia da semana, de acordo com as Escrituras.

"De fato, a celebração do Dia do Senhor é uma prova muito forte da Ressurreição de Cristo, porque somente um acontecimento extraordinário e envolvente poderia levar os primeiros cristãos a iniciar um culto diferente em relação ao do sábado hebraico", explicou.


O Papa salientou que o culto cristão não é somente a comemoração de eventos passados, mas se trata de uma experiência nova com o Cristo Ressuscitado, experiência esta vivida pelo apóstolos.

"Através destes sinais nós vivemos aquilo que experimentam os discípulos, isto é, o fato de ver Jesus e ao mesmo tempo de não reconhece-lo, de tocar o seu corpo, um corpo verdadeiro, mas livre das ligações terrenas", disse.

O Pontífice também explicou sobre a saudação "A Paz esteja convosco" proferida por Jesus em várias de suas aparições aos apóstolos , a qual, de acordo com o Papa, toma um novo sentido após o extraordinário evento da Ressurreição.

"A saudação tradicional, com a qual nos deseja o Shalom, a paz, se torna ali algo novo: se torna o dom daquela paz que somente Jesus pode dar, porque é fruto da sua vitória radical sobre o mal", afirmou.
Fonte: Canção NOva

Frases de São Vicente de Paulo

«Ainda que a firmeza seja necessária para atingir o fim a que nos propomos em nossas boas obras é contudo, necessário empregar muita ternura nos meios»

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O segundo mandamento do Decálogo

Não tomarás o nome de Deus em vão


Imagem de DestaqueO segundo mandamento da Lei de Deus é: "Não tomarás o nome de Deus em vão". Esse mandamento «manda respeitar o nome do Senhor» (Catecismo da Igreja Católica (CIC), n. 2142) e honrar o nome de Deus. Não se deve pronunciar «senão para o bendizer, louvar e glorificar» (CIC  n. 2143).


O nome de Deus


«O nome de uma pessoa expressa a essência, sua identidade e o sentido de sua vida. Deus tem um nome. Não é uma força anônima» (CIC n. 203). No entanto, O Todo-poderoso não pode ser abarcado pelos conceitos humanos, nem há ideia alguma capaz de O representar, nem nome que possa expressar exaustivamente a essência divina. Deus é “Santo”, o que significa que é absolutamente superior, que está acima de toda criatura, que é transcendente.

Noticias do Brasil

"Nem tudo o que é lei é ético, moral e justo", destaca Cardeal

Kelen Galvan
Da Redação


Montagem sobre fotos / TV CN
Em sentido horário, Dom Benedito Beni dos Santos, Dom Raymundo Damasceno Assis, Dom Carmo João Rhoden e Dom Antônio Carlos Altieri
"Nem tudo o que é lei é ético, moral e justo", afirmou o arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno de Assis, nesta quinta-feira, 12. Dia em que o Supremo Tribunal Federal decidiu não ser crime o aborto de bebês anencéfalos.
O cardeal recordou que há algumas décadas o racismo era legalizado em alguns países. A pessoa que discriminasse um negro não era punida pela lei, mas nem por isso a discriminação era justa.  
Leia mais.: Dom Raymundo Damasceno preside celebração a favor da vida
.: Especialista destaca consequências psicológicas do aborto
Da mesma forma, o fato de alguém não ser penalizado pela prática do aborto de um bebê anencéfalo "não exime sua responsabilidade e dever de seguir sua consciência moral guiada pela reta razão", enfatizou Dom Damasceno.

Frases de São Vicente de Paulo

«Não sei quem é mais carente: se o pobre que pede pão ou o rico que pede amor»

terça-feira, 10 de abril de 2012

IMAGEM DO DIA...

Reflexão do Dia: A idade de ser feliz.


Existe somente uma idade para a gente ser feliz, 

somente uma época na vida de cada pessoa 
em que é possível sonhar e fazer planos 
e ter energia bastante para realizá-las 
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. 

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente 
e desfrutar tudo com toda intensidade 
sem medo, nem culpa de sentir prazer. 

YOUCAT: Catecismo Jovem #Confissão

Os pecados graves devem ser confessados a partir da idade da razão. A Igreja recomenda vivamente fazê-lo uma vez em cada ano. Em todo o caso, devemos confessar-nos antes de receber a Sagrada Comiunhão, se houver cometido algum pecado grave.

Por “idade da razão” a Igreja entende a idade na qual se atingiu o uso das faculdades racionais e o discernimento entre o bem e o mal.

Frases de São Vicente de Paulo

«Não me basta amar a Deus, se o meu próximo também não o ama»

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Reflexão do dia: "Além das aparências"

Antônio, um pai de família, certo dia, quando voltava do trabalho dirigindo num trânsito bastante pesado, deparou-se com um senhor que dirigia apressadamente, vinha cortando todo o mundo e, quando se aproximou do carro de Antônio, deu-lhe uma tremenda fechada, já que precisava atravessar para a outra pista.

Naquela hora, à vontade de Antônio foi de xingá-lo e impedir sua passagem, mas logo pensou:
- Coitado! Se ele está tão nervoso e apressado assim... Vai ver que está com um problema sério e precisando chegar logo ao seu destino.

Pensando assim, foi diminuindo a marcha e o deixou passar.

Chegando em casa, Antônio recebeu a notícia de que seu filho de três anos havia sofrido um grave acidente e foi levado ao hospital pela sua esposa.

Imediatamente seguiu para lá e, quando chegou, sua esposa veio ao seu encontro e o tranquilizou dizendo:
- Graças a Deus está tudo bem, pois o médico chegou a tempo para socorrer nosso filho. Ele já está fora de perigo.

Antônio, aliviado, pediu que sua esposa o levasse até o médico para agradecer-lhe.

Qual não foi sua surpresa quando percebeu que o médico era aquele senhor apressado para o qual ele havia dado passagem!

Maria e a ressurreição de Cristo

“Rainha do céu, alegra-te. Aleluia!”


Imagem de DestaqueDepois da deposição de Jesus no sepulcro, Maria “é a única que permanece a ter viva a chama da fé, preparando-se para acolher o anúncio jubiloso e surpreendente da ressurreição” (Alocução da Audiência geral, L’Osserv. Rom. ed. port., 6/4/96, pág. 12). A espera vivida no Sábado Santo constitui um dos momentos mais altos da fé da Mãe do Senhor: na obscuridade que envolve o universo, Ela entrega-se plenamente ao Deus da vida e, recordando as palavras do Filho, espera a realização plena das promessas divinas.

Mensagem do Papa Bento XVI

Domingo, 08 de abril de 2012, 12h24

Papa: Deus nos liberta do mal não de modo superficial e passageiro

Mirticeli Medeiros
Da Redação



' Deus, que nos liberta do mal não de modo superficial, não de modo superficial e passageiro, mas radicalmente', disse Papa
Ás 10h 15 no horário de Roma,(05h15 no horário de Brasília), deste domingo, 08, o Papa Bento XVI presidiu a Missa de Páscoa da Ressurreição do Senhor, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A celebração que inicia-se com o rito "Ressurexit" -  a abertura do ícone do ressuscitado - contou com participação de peregrinos de todo o mundo.

Hoje, o Santo Padre não fez a homilia, uma vez que, logo após a missa, ele dirigiu ao mundo a Benção Urbi et Orbi, que significa "De Roma para o Mundo", a qual foi precedida por uma mensagem.

Durante a mensagem, o Santo Padre deteve-se sobre a figura de Maria Madalena, que, segundo ele, representa a experiência vivida por cada cristão.

"É um encontro que muda a vida: o encontro como um Homem único, que nos faz sentir toda a bondade e a verdade de Deus, que nos liberta do mal, não de modo superficial e passageiro mas liberta-nos radicalmente, cura-nos completamente e restitui-nos a nossa dignidade", explicou.
Solidariedade para com o povo do Oriente Médio

Ainda durante a mensagem, o Pontífice dirigiu palavras de esperança a todo o Oriente Médio, sobretudo aos habitantes dos países envolvidos em conflitos.

"Cristo Ressuscitado dê esperança ao Oriente Médio, para que todas as componentes étnicas, culturais e religiosas daquele Região colaborem para o bem comum e o respeito dos direitos humanos. De forma particular cesse, na Síria, o derramamento de sangue e adopte-se, sem demora, o caminho do respeito, do diálogo e da reconciliação, como é vivo desejo também da comunidade internacional", disse.

Benção Urbi et Orbi e seu significado

Após a mensagem, Bento XVI concedeu a benção solene Urbi et Orbi (de Roma para o mundo), através da qual, todos os fiéis podem receber a indulgência plenária e só é realizada em três ocasiões: logo após a eleição de um Pontífice, nas Solenidade do Natal e da Páscoa.

Logo em seguida, entre as inúmeras saudações em diversas línguas, o Papa desejou FEliz Páscoa a todos os povos de língua portuguesa.

"Uma Páscoa feliz com Cristo Ressuscitado"!, exclamou
Fonte: Canção NOva

Frases de São Vicente de Paulo

«Se procurardes a Deus, encontra-Lo-eis por toda a parte...»

domingo, 8 de abril de 2012

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Frases de São Vicente de Paulo

“Olhai para o barrote que sustêm o peso do teto, sem ele o teto viria a baixo. Também Jesus Cristo tem-nos guardado em todas as nossas caídas, as nossas cegueiras e a nossa preguiça de espírito”.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Semana Santa: O que aconteceu com Judas o traidor?

Por Padre Luizinho no dia abr 3rd, 2012 sobre Espiritualidade, Liturgia, SemanaSanta.
“Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Isca­riotes. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. “Vós me procurareis, e agora vos digo como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”. Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim?” “Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”. (cf. João 13, 21-33. 36-38).

Aprenda com um bom exemplo

Para o Senhor tudo; para o Salvador o melhor!


Imagem de DestaqueO breve e concreto relato da Paixão segundo São Marcos apresenta-nos, ao menos, três modos de nos colocarmos diante do Cristo Nosso Senhor. Dois modos inadequados, que deveremos evitar, apesar de tantas vezes neles cairmos; e um modo correto, a que somos continuamente chamados. Ei-los:


Primeiramente, o modo dos discípulos, tão vergonhoso: “Então todos O abandonaram e fugiram”. Oh! meu irmão, que desde o início temos sido covardes, desde o princípio somos um mísero bando de infiéis! Quantas vezes, nos apertos da vida, também fugimos e abandonamos o Senhor: nos vícios, no comodismo, na busca de crendices e seitas, no fascínio por ideologias, ideias e filosofias opostas à nossa fé! Como é fácil fugir, como é fácil, ainda agora, abandoná-Lo! – Perdoa-nos, Senhor Jesus, porque ainda hoje somos assim, ainda somos como os primeiros discípulos: frágeis, inconstantes, covardes mesmo! Perdoa-nos pelo pouco amor, pela falta de compromisso!

Mensagem do Papa Bento XVI

Papa: Falem do amor com simplicidade, Cristo vos dará força

Mirticeli Medeiros
Da Redação



' Cristo necessita de vocês para estender e edificar o seu reino de caridade ', diz Bento XVI aos jovens
O Papa Bento XVI recebeu nesta segunda-feira, 2, em audiência, na Sala Paulo VI, no Vaticano, cinco mil jovens espanhóis da arquidiocese de Madri e de outras dioceses da Espanha, que participaram da Jornada Mundial da Juventude 2011.

No início do discurso, o Santo Padre agradeceu aos organizadores, aos bispos e às autoridades, que segundo ele, proporcionaram o bom êxito do evento.

"Sempre que trago à memória a 26ª Jornada Mundial da Juventude de Madri, meu coração se enche de gratidão à Deus pela experiência de graça daqueles dias inesquecíveis", acrescentou.

Bento XVI tem um jeito particular de dirigir-se aos jovens, fazendo com que eles sempre se sintam os protagonistas da evangelização. Não foi diferente no discurso de hoje, no qual, ele lançou um novo desafio a eles.

Frases de São Vicente de Paulo

“É necessário ser firma e inflexível no fim, mas manso e simples nos meios”.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Para que eu vivo?

A partir desta resposta seremos um autêntico ser humano


Imagem de DestaquePara que vivo eu?


Enquanto não tivermos uma resposta a esta pergunta, uma resposta que nos mostre o significado da nossa existência - a nossa razão de viver, de amar, de lutar, de trabalhar… -, não seremos autênticos seres humanos. Seremos bichos mais ou menos pensantes que circulam, comem, bebem, dormem, fazem sexo, fuçam, desfrutam, se enjoam, se iludem, se desiludem, trabalham, brigam, se deprimem, vão ao psiquiatra, não sabem o que lhes acontecem, envelhecem e morrem.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013

Jovens de todo mundo já se preparam para a JMJ Rio 2013

Nicole Melhado
Da Redação, com Boletim da Santa Sé (Tradução: equipe CN Notícias)



Arquivo / noticias.cancaonova.com
A Cruz e o ícone mariano, símbolos da JMJ, já percorreram 130 dioceses brasileiras tocando cerca de 2 milhões de jovens
Em todo mundo, jovens  já se preparam para o encontro com o Papa na Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013. O movimento já começou nas dioceses, paróquias, comunidades e movimentos eclesiais, salientou o presidente do o Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanislaw Rylko, na manhã desta segunda-feira, 2, durante uma coletiva de imprensa da Sala João Paulo II, no Vaticano.

Para ele, a JMJ foi realmente uma intuição profética do Beato João Paulo II que realizou uma revolução no campo da Pastoral da Juventude. Em seu
discurso de 22 de dezembro à Cúria Romana, o Papa Bento XVI, por sua vez, ressaltou que a JMJ abre um novo modo de ser cristão.

Reflexão do dia: "Hoje o dia amanheceu como Deus havia planejado"

Bom dia queridos amigos,
Hoje o dia amanheceu como Deus havia planejado,
O dia de ontem foi bom? Péssimo? Calma.
Lembre-se apenas que hoje é um novo dia
e que coisas boas fluirão hoje.

Ter a paz de Deus em nossas vidas nos fortalece que as adversidades fujam diante da grandeza da sua alegria hoje. Que os pensamentos contrários sejam transformados em Boas vibrações.
Que você possa agradecer a Deus por cada amanhecer como esse, Pense nisso: Se você acha que seu dia ou sua vida não está boa, Lembre-se: Podia ser pior, Quantas pessoas não estão ai jogadas pelo mundo em uma vida de sofrimento e dor, pessoas que tiveram e que não tiveram
a chance para ser Feliz. Ou simplesmente desperdiçaram por um mero problema. Tenha um foco em sua vida, o foco de que você irá alcançar todas as coisas boas. e lute por isso pois, nada vem ao nosso encontro de mãos beijada.

Lute por aquilo que você quer, não pensando que irá contrariar pessoas, sua felicidade depende simplesmente de você e de sua força de vontade.

Tenha em mente sua vitoria e no coração Deus.

Batalhas existem para serem vencidas, portanto, levante a cabeça, olhe para o alto... é de lá que vem o seu socorro, Deus dá graça e poder para você vencer tudo aquilo que precisar.

Que Deus vos abençoe sempre, E que a graça divina haja sempre em suas vidas!
Deus é Bom!

Texto de: Mauricelio Soares

Mensagem do Papa Bento XVI

"Hoje é dia da decisão de seguir Cristo até o fim", diz Bento XVI

Mirticeli Medeiros
Da Redação


Il Messagero
' Somos chamados a seguir o Messias que não garante felicidade terrena fácil, mas a felicidade do céu', disse o Papa
O Papa Bento XVI celebrou neste domingo, 01, a Missa de Ramos, às 9h30 no horário de Roma (4h30 no horário de Brasília), na praça de São Pedro, no Vaticano.

Na celebração que abre oficialmente a semana santa, o Santo Padre explicou na homilia o sentido do 'Hosana', que segundo ele, faz parte parte da invocação de benção dos peregrinos judeus, os quais diante de Jesus, proclamaram que Ele era o Messias esperado.

"Por isso, Aquele que a multidão aclama como o Bendito é, ao mesmo tempo, Aquele em quem será abençoada a humanidade inteira", explicou.

O Papa questionou a todos sobre a visão que cada um tem do seu próprio Senhor. A partir disso, o Papa disse que, na Semana Santa, os cristãos são chamados a seguir o Messias que escolhe a cruz como trono.

"Somos chamados a seguir um Messias que não nos garante uma felicidade terrena fácil, mas a felicidade do céu, a bem-aventurança de Deus", ressaltou.
 

O Pontífice concluiu a homilia, dirigindo-se aos jovens, já que neste domingo, também é celebrado o dia mundial da juventude.

"Que o Domingo de Ramos possa ser para vós o dia da decisão: a decisão de acolher o Senhor e segui-Lo até ao fim, a decisão de fazer da sua Páscoa de morte e ressurreição o sentido da vossa vida de cristãos", disse aos jovens.

O Papa concluiu a homilia enfatizando que, durante esta semana, os cristãos são chamados a nutrir dois sentimentos: o do louvor e o da gratidão.

"Agitando os ramos espirituais da alma, aclamemo-Lo todos os dias, juntamente com as crianças, dizendo estas santas palavras: "Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel", finalizou.
Fonte: Canção Nova

Frases de São Vicente de Paulo

“Para as coisas de Deus, confio no meios humanos tanto como no diabo”.